"Além dos sinais externos que denunciam - cabelos brancos, cabelo nenhum, rugas, barriga, essas indignidades - as gerações se reconhecem pelos jogadores de futebol que se têm na memória"

Luis Fernando Veríssimo

12 de mai de 2010

Os Escolhidos do Dunga

Saiu a lista dos 23 convocados da seleção para a disputa da copa do mundo 2010.
Dunga fez o que se esperava, no fundo todos sabiam que ele não mudaria agora, já tinha seu grupo praticamente fechado, mas todos também tinham esperanças de ver uma ou outra surpresa.
Dunga preza muito a tal da coerência, leva em consideração tudo que o jogador fez em sua passagem pela seleção e não só o momento que vive, afinal se o jogador foi bem quando chamado por que tirá-lo ?
Não acho que esteja errado, pelo contrário, mas um pouco de incoerência não faria mal.
Pensando assim ele venceu tudo que disputou com a seleção nos últimos anos, além de ter feito uma campanha perfeita nas eliminatórias com vitórias expressivas como contra a Argentina na casa deles.
Por tudo isso tem crédito e merece a confiança do torcedor.
Mas como todo torcedor, em um país que tem 190 milhões de técnicos, tenho minha opinião e não concordo plenamente com os jogadores escolhidos pelo nosso técnico, como já disse, faltou incoerência.
Duas coisas em relação a lista me chamaram atenção em especial, a ausência do goleiro Victor do Grêmio e o meio-campista Paulo Henrique Ganso do Santos entre os "reservas".
Dunga preterio Victor para chamar os goleiros Gomes(Tottenham - ENG) e Doni(Roma - ITA) além claro de Julio César(inter de Milão - ITA).
Gomes e Doni levaram vantagem sobre Victor por jogarem na Europa e assim conhecerem melhor os adversários que a seleção vai enfrentar na copa. Achei injustiça com o goleiro gremista levando em consideração que nenhum deles vai para ser titular, só jogarão em caso de contusão de Julio César.
Gomes fez uma bela Premier League pelo Tottenham, é um belo goleiro. Doni sofreu uma lesão que o tirou do gol da Roma e nem quando se recuperou conseguiu a vaga de titular de volta, continua na reseva do também brasileiro Julio Sergio. Enquanto aqui no Brasil Victor fazia e continua fazendo um jogo melhor que o outro pelo Grêmio, salvou o time no empate contra o Atlético.GO na estréia do brasileirão no último fim de semana, na minha opinião Victor hoje está atrás apenas de Julio César, merecia a vaga.
Já Paulo Henrique Ganso, deveria, na opinião do blogueiro que vos fala, estar entre os 23.
Muito se falou em Neymar e Ganso na seleção, a torcida pedia os meninos da Vila assim como pediu Romário na família Scollari em 2002. Por outro lado muitos contestavam "será que eles estão prontos para tanta responsabilidade ?".
Na minha opinião Ganso está pronto sim, demonstrou isso na final do campeonato paulista, quando a situação apertou ele chamou a responsabilidade. Muitos entenderam como ato de indisciplina, não acho que tenha sido.
Ganso é diferenciado, sabe ler o jogo como poucos e sabia que seria um erro tirá-lo naquele momento, ele segurava a bola e conduzia o time do Santos com maestria.
Kaká esta voltando de contusão, não vem jogando bem e não há quem o substitua a altura. Ganso seria o cara certo, daria criatividade e talento a um meio campo muito carente de criatividade, completamente previsível e burocrático.


Vamos a lista e a opinião do blogueiro que vos fala.


Goleiros:
Julio César - Melhor goleiro do mundo, titular absoluto.

Gomes - Belo goleiro, convocação merecida.

Doni - Goleiro comum e reserva atualmente, Victor merecia a vaga.


Laterais:
Maicon - Melhor do mundo na sua posição

Daniel Alves - Ta comendo a bola no Barcelona, joga demais.

Gilberto - Ótimo lateral, experiente e ainda pode jogar no meio-campo

Michel Bastos - Chegou de fininho no final e ficou com a vaga, merecida aliás, foi o que melhor se apresentou em uma posição onde tantos foram testados.



Zagueiros:
Lúcio - Melhor zagueiro brasileiro em atividade. Quem acompanhou a Liga dos Campeões sabe do que estou falando.

Juan - Teve muitos problemas de contusão mas se recuperou, ótimo zagueiro.

Luisão - Zagueiro comum, não chamaria. Alex Silva(São Paulo) Miranda(São Paulo) André Dias(Lazio - ITA) seriam melhores opções.

Thiago Silva - merecidíssimo, um oasis de talento no deserto do Milan.



Meio-Campistas:
KaKá - Preciso comentar ?

Felipe Melo - Péssimo. Não gosto do futebol dele além de estar jogando muito mal na Juventus. Mas é homem de confiança do Dunga e já conhece bem o grupo. Lucas(Liverpool) chegou a ser chamado, é muito melhor.

Ramires - Joga demais, fez bela temporada pelo benfica e soube aproveitar muito bem as chances que lhe foram dadas.

Gilberto Silva - Tambem não me agrada, mas tem muita experiência e é homem de confiança do treinador.

Elano - Foi bem na seleção na era Dunga. Tem bom passe e chuta bem de longa distância, seria um bom reserva.

Julio Baptista - Reserva na Roma, tem muita força física mas um futebol muito previsível para ser reserva imediato do KaKá, essa era a vaga do Ganso.

Josué - Outro Homem de confiança do treinador, mas não acho que tem futebol para seleção brasileira em uma copa do mundo. Hernanes(São Paulo), Thiago Motta(Inter de Milão - ITA) e o próprio Sandro que esta entre os "reservas" são jogadores mais completos.

Kleberson - Não tem jogado pelo Flamengo mas é bom jogador, tem ótimo passe e visão de jogo e muita experiencia, já que estava na seleção do penta em 2002.



Atacantes:
Robinho - dispensa apresentações.

Luis Fabiano - O Fabuloso, não chega a ser um craque quando se fala em técnica e habilidade, mas quando o assunto é bola na rede entende como poucos. Sabe se posicionar dentro da área e abrir os espaços pra quem vem de trás.

Nilmar - 10 jogos pela seleção 7 gols. Bélissimo atacante, rápido e habilidoso não tem medo de partir pra cima do adversário.

Grafite - Roubou a vaga do Adriano aos 45 do segundo tempo, é bom jogador a dúvida é como vai se comportar já que jogou muito pouco pela seleção. Eu chamaria o Kleber, Gladiador, do Cruzeiro.


Os "reservas"
Alex - Bom zagueiro.

Carlos Eduardo - ótimo jogador, no meio ou no ataque, poderia estar entre os 23.

Ronaldinho Gaucho - Demorou demais para acordar.

Ganso - Já falei demais dele.

Sandro - Melhor do que vários meio-campistas chamados.

Marcelo - não me pega.

Diego Tardelli - Ótimo atacante.


Muito vai se falar dos jogadores convocados, cornetadas de todos os lados nesse e naquele, como fizeram em 2002 com rivaldo, em 94 com o próprio Dunga e até Zico passou por isso em 82.
Fato é que os 23 são esses e não vão mudar, então nada de cornetar galera agora é hora de apoiar e empurrar o Brasil rumo ao Hexa.

2 comentários:

Diego disse...

Di..

Eii luu.. gostei da post.. escreveu super bem.. alias.. vai entender d futebol assim lah no jp..ja tentou a vida como comentarista esportivo?rsss

Diego disse...

*gostei do post