"Além dos sinais externos que denunciam - cabelos brancos, cabelo nenhum, rugas, barriga, essas indignidades - as gerações se reconhecem pelos jogadores de futebol que se têm na memória"

Luis Fernando Veríssimo

16 de jun de 2010

bom ? ruim ? Preocupante...

(Maicon, autor do primeiro gol, GOLAÇO)

2x1 na fraca Korea do Norte, há alguns fatores que claro devem ser levados em consideração como o fato de ser uma estréia de Copa do Mundo, para alguns inclusive a primeira Copa, o fato do principal jogador da equipe, Kaka, não estar 100% fisicamente enfim, mas ainda assim eu esperava muito mais da seleção brasileira.
Esse era jogo pra goleada, pra vencer e convencer, pra ganhar moral e ligar o alerta nos principais concorrentes ao título, mas não foi o que aconteceu.
O primeiro tempo da seleçào foi muito ruim, futebol previsível, sem movimentação, não houve aproximação para um tabela, ninguém se apresentava para ajudar o companheiro, jogadas individuais então passaram longe.
A equipe brasileira também esteve muito mal na marcação, muito frouxa, ficou assistindo o time norte koreano jogar, bem diferente da maioria das seleções que eu acompanhei nessa primeira rodada, Michel Bastos ficou completamente isolado pelo lado esquerdo e todas as jogadas do Brasil surgiam pela direta com Maicon, Kaka não entrou para jogar o primeiro tempo e o único que tentava alguma coisa diferente era Robinho, se movimentando muito, caindo pelos dois lados do campo, pedalando e tudo mais. resultado, 0x0 no primeiro tempo e preocupação na torcida.
Na volta para o segundo tempo o Brasil melhorou um pouco, em 20 minutos que Kaka conseguiu jogar e se movimentar bem o Brasil fez 2 gols, Kaka é importantíssimo para nossa seleção, ainda que não faça gols ou grandes jogadas ele carrega a marcação com ele e abre os espaços na defesa adversária. O Brasil já mostrou ainda nas eliminatórias que não consegue jogar contra times fechadinhos que saem no contra-ataque e Kaka era o diferencial nesses momentos, com ele fora da forma ideal o técnico Dunga tem que mudar a forma de jogar da seleção para desafogar o camisa 10(pois é, por onde será que anda o Ganso hein ?!) o futebol dessa atual seleção brasileira flui mais quando o adversário joga de igual para igual atacando também visto que a principal arma do time de Dunga é o contra ataque rápido.
Claro que o mais importante de tudo na estréia é a vitória, com o empate entre Costa do Marfim x Portugal o Brasil assumiu a liderança isolada do grupo, mas para vencer os portugueses e os africanos o time de Dunga vai ter que mostrar muito mais futebol.



Aliás, Costa do Marfim x Portugal se enfrentaram ontem também, no Nelson Mandela Bay, em um jogo no mínimo intenso.
Acompanhei o jogo todo(pois é, assisti todos os jogos do dia e fui para meu curso de japonês igual um zumbi, mas tudo bem, não dava pra perder né) e foi bom, jogo aberto com chances lá e cá.
Cristiano Ronaldo começou quente, botou logo uma bola na trave que fez o astro Drogba fazer o sinal da cruz no banco de reservas(HEuHeuuHE) mas esse time marfinense é muito bom, toca bem a bola, sai rápido no contra-ataque, é muito forte fisicamente e o mais importante joga de forma muito compacta diminuindo muito os espaços do adversário.
Os africanos ganhavam todas as divididas, Deco e Cristiano Ronaldo foram caçados sem piedade(sem violência também, sempre na bola) e não conseguiram criar mais nada. O craque Drogba entrou no segundo tempo e pouco produziu.
Destaque do jogo para mim foi YaYa Touré, como joga o meio campista do Barcelona. Desarma e se apresenta no ataque com uma velocidade impressionante e tem muita qualidade no passe e em chutes de longa distância.
Olho no camisa 19 da Costa do Marfim, vai dar trabalho para a seleção canarinho.

Não foi o que eu esperava, a estréia brasileira ficou bem atrás das estréias das equipes que EU considero favoritas(Holanda, Alemanha, Argentina e Espanha que ainda vai estrear).
Por outro lado superou as estréias de forças como Itália, Inglaterra e França, mas essas equipes jogaram contra adversários muito mais fortes do que Korea do Norte então não sei se vale muito.

Nenhum comentário: