"Além dos sinais externos que denunciam - cabelos brancos, cabelo nenhum, rugas, barriga, essas indignidades - as gerações se reconhecem pelos jogadores de futebol que se têm na memória"

Luis Fernando Veríssimo

9 de jun de 2010

o maior espetáculo da terra


Finalmente vai começar a Copa do Mundo 2010.
Finalmente acabou aquela fase chata da imprensa tentando cobrir a Copa sem ela ter começado. É tanta falta de notícia que os jornais e tvs do mundo todo tem que criar as matérias do nada, ver notícia e polêmica onde não existe, como o que tentaram fazer na seleção brasileira criando uma briga entre Felipe Melo e Kaká. Aliás isso nada mais foi do que uma tentiva de desestabilizar a sempre favorita seleção canarinho tendo em vista de que partiu da imprensa ITALIANA. Quem acompanha um pouco mais de perto o futebol sabe que os italianos são pra lá de sensacionalistas, a imprensa brasileira é santa perto deles. Uma polêmica com Felipe Melo era tudo que eles queriam já que o meia vem sendo muito criticado lá e foi considerado o pior extrangeiro da CALCIO 2009/10.

Copa do Mundo, evento capaz de promover as maiores peculiaridades.

Teremos logo na primeira rodada um duelo entre a mais badalada seleção do mundo contra a mais misteriosa que já ouvimos falar. Brasil x Coreia do Norte.
99% da população norte-coreana não terá acesso a nenhuma informação sobre a Copa do mundo e apenas os gols da seleção local serão mostrados no país não importa o resultado do jogo. Cada seleção recebeu uma cota de ingressos antes da Copa e os norte-coreanos repassaram essa cota aos chineses para que eles fossem ao estádio torcer pela seleção já que a população não pode sair do país para torcer no estádio. Absurdo, fico imaginando a tristeza e angústia de quem gosta de futebol lá.

Acho que essa copa será marcada por muito equilíbrio, há pelo menos umas 7 ou 8 seleções com chances reais de erguer a taça, e apesar da zebra estar em casa, não acredito que ela aparecerá.
Os maiores craques do planeta estarão frente a frente e todos se conhecem muito bem. 90% dos jogadores jogam na Europa, então sempre se enfrentando ou jogando juntos, daí o grande equilíbrio citado acima.

Essa é uma Copa diferente em todos os aspectos. África, lugar exótico, diferente de tudo que os jogadores já viram e certamente isso fará diferença. Grande oportunidade do futebol africano provar o seu valor, futebol esse que não evoluiu ao longo do tempo como todos achávamos, mas eles estão em casa e certamente terão uma força a mais por isso. Força de um povo alegre que está sempre com um sorriso no rosto não importa o tamanho dos problemas, torcendo e vibrando pelo futebol, pelo espetáculo dentro do gramado, pela oportunidade de verem e serem vistos e não apenas por um time em uma competição. A Copa para eles representa muito mais do que 32 seleções brigando por um título, representa a esperança de um futuro melhor já que o mundo todo estará com seus olhos voltados para eles, talvez de uma forma que nunca esteve antes.
É também uma oportunidade para nós, brasileiros, observarmos e aprendermos, pois compartilhamos de muitos dos problemas da África do Sul e daqui à 4 anos é a nossa vez de receber o segundo maior evento esportivo do mundo.

Brasil, Argentina, Itália, Alemanha, Inglaterra, Holanda, Portugal, Espanha...
Façam suas apostas ! Vai começar o maior evento do futebol mundial !


SEJAM BEM VINDOS A ÁFRICA...

Um comentário:

Claudio Henrique disse...

Finalmente cara, você nem imagina a tensão que esse período pré-Copa me deu. Falta apenas dois dias, dois longos dias.

Abraços