"Além dos sinais externos que denunciam - cabelos brancos, cabelo nenhum, rugas, barriga, essas indignidades - as gerações se reconhecem pelos jogadores de futebol que se têm na memória"

Luis Fernando Veríssimo

8 de jun de 2010

próxima parada: Copa do Mundo


Goleada brasileira e Kaka em visível melhora, mas nem tudo são flores.
Esses amistosos contra Zimbábue e Tanzânia serviram para dar ritmo de jogo não só para os titulares mas também para os reservas, serviram também para confirmar algumas opiniões deste blogueiro.
Começando com Felipe Melo, completamente perdido em campo hoje, péssimo na marcação e na saída de bola. Sem contar a falta de controle emocional em alguns momentos do jogo, se foi assim em amistosos que dirá na Copa do Mundo.
Outro problema que eu notei no amistoso contra Zimbábue e se confirmou hoje, o lado esquerdo da defesa está com problemas sérios. Embora eu goste muito do futebol de Michel Bastos, ele tem muita dificuldade na marcação, por diversas vezes deixou uma avenida nas suas costas e Juan tinha que sair na cobertura, tivesse um ataque mais forte do outro lado e o Brasil se complicaria muito no jogo.
No meio-campo não gosto do Elano, não faz nada além de cobrar as bolas paradas, escalaria Daniel Alves fazendo uma dobradinha com Maicon pelo lado direito, seria melhor dupla do mundo pela direita. Quanto a bola parada Daniel Alves e Michel bastos podem fazer a função.

Minha seleção ficaria assim:


Não mudaria o esquema tático apenas a forma de jogar e algumas peças, usando o 4-4-2 em losango.
Com Daniel Alves no lugar de Elano e Ramires no lugar de Felipe Melo.
Daniel Alves e Ramires fariam a cobertura quando Maicon e Michel Bastos subissem ao ataque e quando e dupla subisse junto Gilberto Silva faria a cobertura.
Assim, quando Maicon e Daniel Alves subirem juntos, Gilberto Silva cobre o lado direito e Ramires fecha pelo meio, quando Ramires e Michel Bastos subirem Gilberto Silva cobriria o lado esquerdo e Daniel Alves faria a função de Ramires e fecharia pelo meio.
Mesmo que Felipe Melo e Elano pudessem  fazer a mesma função acho que Daniel Alves e Ramires tem muito mais qualidade e criatividade.

É apenas a minha visão sobre a seleção.
Nosso treinador já tem seu time e suas convicções e só nos resta agora torcer para que ele nos traga o tão sonhado Hexa.

3 comentários:

Guilherme Cunha disse...

Eu não mudaria nada, alias, Dunga não vai mudar nada. Tanto Ramires como Daniel Alves são optimos para voltar a dar ritmo no segundo tempo, afinal quem dará esse ritmo se eles forem titulares?

Abraaço
http://gologol.blogspot.com

[Wolf] Paulo Nishimoto disse...

o teu esquema tbm eh bom Luciano,porem eu deixaria pra segundo tempo...o adversario estara cansado e acostumado com um estilo de jogo contra o Brasil...entrando no segundo tempo com ramires e Daniel Alves a Selecao ganharam velocidade,assim pegara o time adversario de surpresa...ou pode comecar jah com um deles.

Anônimo disse...

Parabéns pelo Blog. Vi seu comentário no Blog da Globo.com e resolvi dar uma olhada. Você tem talento, escreve bem. só muda a cor da fonte onde está a enquete pois, não se enxerga nada... preto com cinza, não rolou. Sucesso rapaz. Você tem tudo pra conquistar o que deseja. Ama o que faz, faz bem feito e acredita no que faz. Felicidades pra vc e sua família. ALISSON ZACARIAS