"Além dos sinais externos que denunciam - cabelos brancos, cabelo nenhum, rugas, barriga, essas indignidades - as gerações se reconhecem pelos jogadores de futebol que se têm na memória"

Luis Fernando Veríssimo

25 de jun de 2010

Zebra(?)


Para muitos uma zebra do tamanho da África, para esse blogueiro "zebra" não cabe nesse caso.
Vergonha, vexame, humilhação...
...escolha o que quiser mas não zebra. Zebra é quando o inesperado acontece, quando um grande time que está jogando um grande futebol é derrotado por outro mais fraco, muitas vezes por alguma circustância especial do jogo como uma  expulsão, um gol mal anulado, um pênalti desperdiçado ou não marcado, enfim, são muitas as variantes em um jogo de futebol.
O que aconteceu ontem já era mais do que esperado por este blogueiro, a atual Itália não é um time e muito menos apresenta um grande futebol, apesar de ter bancado a Itália nos meus palpites antes da Copa nunca acreditei realmente na Azzurra que já vem jogando um futebol medíocre há um bom tempo. Foi mal na Eurocopa e fez campanha pífia na Copa das Confederações ano passado. Entrou em campo ontem na base da camisa, muitas vezes isso acaba prevalecendo em uma Copa do Mundo, nunca menospreze o peso da camisa ou a tradição de uma grande seleção mas ontem não foi suficiente.
A Azzurra ontem foi patética, um bando de jogadores correndo atrás da bola, sem esquema tático, sem comunicação, nada. Os italianos não conseguiam trocar dois passes no campo de ataque, Di Natale e Iaquinta pareciam mais dois estranhos do que uma dupla de ataque, o meio campo praticamente não existe e a maior virtude, que são as tão famosas defesas italianas, não apareceu. Cannavaro não é sombra do que já foi um dia e diante de um advsersário muito bem postado em campo a tetra campeã sucumbiu.
A Eslováquia jogou bem, bem distribuida em campo e com um bom toque de bola envolvia facilmente a seleção italiana, Pirlo fez muita falta para a Itália, entrou ontem faltando meia hora para o fim da partida mas pouco produziu.
Apesar do péssimo futebol italiano a partida de ontem foi A PARTIDA da Copa no quesito emoção por causa dos 15 minutos finais.
A Itália perdia por 2x0 até os 37 do segundo tempo quando Di Natale descontou, o gol incendiou a partida, a Azzurra partiu para o desespero em busca do empate que classificaria os italianos, até que aos 42 Kopunek fez o terceiro da Eslováquia. Aí você pensa: "3x1 aos 42 do segundo tempo, matou o jogo".
Mas como diria minha mãe, que é fã de futebol e corinthiana roxa "o jogo só acaba quando o juiz apita". Certíssima. O árbitro Howard Webb apontou 4 minutos de acréscimo e aos 47 minutos Quagliarella fez uma pintura de gol e descontou para a Itália, 3x2 faltando dois minutos para o fim da partida.
O jogo virou drama, os eslovacos começaram a cair por qualquer coisa para paralisar a partida. Foram os minutos mais dramáticos dos últimos tempos no futebol mundial.
O relógio já marcava 50 minutos passados quando Pepe apareceu sozinho na área depois de um cobrança de lateral e jogou pela linha de fundo a classificação italiana.
Final 3x2 Eslováquia e a Itália se junta a França como mais uma campeã mundial que se despede na primeira fase.
  

França e Itália, nada mais nada menos do que a final do último mundial em 2006.

Pior do que o vexame da eliminação na primeira fase é saber que a Itália precisa de uma renovação urgente e que não há como fazê-la. Os grandes nomes da Calcio atualmente são extrangeiros, o atual campeão do scudetto, o Internazionale de Milão, não tem nenhum italiano sequer no time titular.
O futuro da Azzurra é incerto e preocupante.

2 comentários:

[Wolf] Paulo Nishimoto disse...

Nao mereceram em tempo nenhum passar pra proxima fase.
Isso só acontecu 3 vezes em todas as copas se nao me engano...
Uma selecao ganhar uma copa e na outra seguinte sair logo na primeira fase.
Brasil campeao em 62 eliminado em 66
Franca campea em 98 elininada em 02
E com a Italia agr.
Essa copa esta muito divertida...auhauahhu
Imprevisivel...em quanto isso da-lhe Nipon...auahuahau
Abracos.

Claudio Henrique disse...

Infelizmente não deu para a Itália, mas eu já esperava isso, pois o time é velho e não vinha jogando bem.

A Itália pagou por não saber renovar seu futebol.

Abraços!