"Além dos sinais externos que denunciam - cabelos brancos, cabelo nenhum, rugas, barriga, essas indignidades - as gerações se reconhecem pelos jogadores de futebol que se têm na memória"

Luis Fernando Veríssimo

8 de jul de 2010

O futebol agradece


Finalmente a Espanha chegou, Espanha x Holanda decidirão domingo quem será o mais novo país a figurar na lista dos campeões mundiais. É a premiação do melhor futebol do mundo na atualidade, de toque de bola envolvente, do bom futebol aliado aos bons resultados, de times que possuem o equilíbrio perfeito entre ataque e defesa.
Essa decisão é a prova de que espetáculo e resultados podem sim andar lado a lado, não é preciso abrir mão de um pelo outro, basta saber a dose certa de cada um, sem deixar de ser objetivo e pragmático quando necessário.

Joachim Löw já estava caindo nas graças desse blogueiro pelo grande trabalho que vinha fazendo mas ontem perdeu um pouco de prestígio aqui em casa.
Foi mal demais, tirou da Alemanha o que ela tinha de melhor, a marcação na saída de bola do adversário, os contra-ataques rápidos e acima de tudo a postura ofensiva da equipe. Abriu mão de jogar o melhor futebol da Copa até então por respeitar demais a Espanha, pagou o preço.
Na ânsia de chegar a primeira final e de acabar de uma vez por todas com o estigma de amarelona a Fúria não perdoou, dominou os 90 minuotos e mereceu a vitória, há quem diga "mas foi 1x0 com gol de bola parada" mas o placar não traduz o que foi o jogo, os alemães não viram a bola. Villa, Puyol, Pedro e Xabi Alonso abusaram do direito de perder gols, contra a Holanda isso pode ser fatal.
Low recuou demais sua equipe, a Alemanha marcava com duas linhas de 4 atrás da sua intermediária e contra um time com a qualidade técnica da Espanha essa proposta de jogo foi suicídio, deram muito campo para Xavi e Iniesta fazerem o que queriam, enquanto isso Schweinsteiger foi completamente anulado pela marcação espanhola, sempre que o camisa 7 pegava na bola tinha dois espanhóis no seu encalço, Özil não apareceu e Müller fez muita falta pelo lado direito.


Confesso que estava torcendo para os alemães, o futebol de Schweinsteiger, Özil, Müller e cia conquistou esse blogueiro, talvez tenha faltado um pouco de experiência para essa garotada em certo momento da partida, a Espanha é práticamente uma mescla de Barcelona e Real Madrid, jogadores rodados que estão acostumados com momentos de pressão, decisão.


Essa seleção alemã ainda vai dar muitas alegrias para o povo alemão e espetáculo para quem aprecia o bom futebol, podem escrever e me cobrar depois. Joachim Löw(foto) deveria ser mantido, fez um ótimo trabalho e se tiver mais tempo trará títulos para a tricampeã mundial no futuro, tenho certeza.

Já a Espanha é um time que consegue nos satisfazer com o placar mínimo, foram 3 vitórias por 1x0 no mata-mata dessa Copa mas você viu algum jogo ruim ? se arrependeu de acompanhar alguma das apresentações da Espanha nessa Copa ? os resultados magros nada mais foram do que excesso de precisão nas jogadas, os jogadores espanhóis se recusam a fazer o simples, talvez esse seja o único defeito do time de Del Bosque.

Teremos uma final de arrepiar, Holanda x Espanha, duas seleções que entrarão em campo lutando para conquistarem o mundo pela primeira vez, as seleções que praticam o melhor futebol dos últimos anos.
A Holanda podendo repetir o feito do Brasil de 70 sendo campeã com 100% de aproveitamento, do outro lado a Espanha, podendo coroar uma geração brilhante que já conquistou a Europa e agora quer o mundo.

Holanda ou Espanha, quem vai levar ? completamente imprevisível mas se você quer muito saber a resposta agora, pergunte para Paul, O Polvo, ele com certeza já sabe o final dessa história.

5 comentários:

[Wolf] Paulo Nishimoto disse...

cara nem sei pra quem torcer...
Simpatizo mais com os jogadores da Furia.Melhor zagueiro do mundo(Puyol) melhor lateral direito(Sergio Ramos) um dos melhores meia (Xabi) um dos melhores meia atacantes(Iniesta).A Holanda tem uma grande selecao,mas achu que nao vai da pra eles nao.Se a Furia Nao ganar essa copa pra montar uma selecao tao boa quanto essa vai demorar muito tempo.Abracos Luciano.

Cleber Soares disse...

Olá Luciano, td blz.
Conheci seu blog passeando pelos blogs que acompanho, parabéns, muito bom su blog.
Proponho um parceria, eu já estou como seu seguidor e seu link já esta em minha pagina, caso não for possivél, fique tranquilo, vou entender numa boa.
Um grande abraço
BLOG DO CLEBER SOARES
www.clebersoares.blogspot.com

Anônimo disse...

E ae Bode...
eu sei q c olha e nw comenta...
mas eu avisei que a Alemanha e pipocona :P
perdeu playboi :D
falow

Makaco disse...

esqueci do nome :P

Gabriel Campi disse...

Muito bom seu blog, Luciano, muito bem escrito e com um ótimo layout.
Quanto á final, será um jogo muito equilibrado, como você já escreveu. Muito parelho. Mas aposto na Espanha, que mostra um futebol mas vistoso.
Já to seguindo teu blog blz. Obrigado por seguir o meu.

Abraços!

www.blogfutebolnaveia.blogspot.com