"Além dos sinais externos que denunciam - cabelos brancos, cabelo nenhum, rugas, barriga, essas indignidades - as gerações se reconhecem pelos jogadores de futebol que se têm na memória"

Luis Fernando Veríssimo

25 de ago de 2010

O perigo da soberba

"Chegar no topo é fácil, difícil é manter-se lá"
A frase é antiga, não sei se chega a ser um dito popular, mas é amparada pela razão.
É impossível manter-se no topo sem estar atento a tudo que acontece ao seu redor, seja você uma pequena ou grande empresa ou um simples funcionário galgando degraus em sua carreira, e isso serve é claro aos clubes de futebol.
Renovação constante é uma obrigação para quem deseja andar lado à lado com o sucesso.

O São Paulo sem dúvida alguma chegou lá, algumas vezes, e na mais recente até conseguiu se manter por um certo tempo, afinal, desde 2005 o clube do Morumbi vem disputando e vencendo os títulos mais importantes do país, mas a tal da renovação citada acima, tão fundamental para o sucesso contínuo não veio, e o clube que era uma referência, extra-campo, no Brasil, começa a passar vergonha.

No meu modo de ver o problema são paulino vai muito além de Ricardo Gomes ou Sergio Baresi, o São Paulo necessita de uma reformulação de diretoria e não de elenco ou comissão técnica.
Não sou contra pessoas de mais idade em cargos administrativos importantes, desde que esta tenha uma cabeça aberta para aceitar novas realidades e faça proveito da sua experiência para aperfeiçoar as novas filosofias de trabalho, o que não é o caso da atual diretoria do clube do Morumbi

O São Paulo precisa de gente nova, que chegue com novas iniciativas, ações de marketing inovadoras, enfim, voltar a ser o que sempre foi.
Leonardo, ex jogador do próprio São Paulo, é o nome certo para essa renovação.
Conhece muito bem o clube, atualizado e com experiência no exterior, pode ser um elo de ligação importante com grandes clubes europeus, parcerias, etc.

A diretoria que sempre se vangloriou de ser diferenciada em termos administrativos e de planejamento parece que parou no tempo e não percebeu que o país mudou, cresceu, e junto com ele o futebol e a maneira de se conduzir uma instituição do tamanho do São Paulo Futebol Clube.

A fama de clube bem relacionado com federações e clubes nacionais e internacinais já não existe mais, o atual mandatário Tricolor, Juvenal Juvêncio, vem colecionando desafetos, se indispondo com clubes, FPF e CBF fazendo o São Paulo ser odiado por todos, sem se dar conta que isso dificulta e muito a vida do clube.

Se o ano é ruim dentro de campo, fora dele é bem pior.
A atual administração são paulina fracassou em praticamente tudo. Apenas para citar alguns exemplos:
O projeto Morumbi 2014 foi por água abaixo(boa parte devido ao citado no parágrafo acima), o tão sonhado patrocínio de 40 milhões ficou só no sonho mesmo, JJ não conseguiu sequer fechar um patrocínio fixo, vem utilizando o patrocínio de "jogo a jogo" com contratos curtos de 5 ou 6 jogos de duração.
A política de contratações também foi ineficaz, a economia do país cresce a cada ano enquanto a economia europeia está estagnada, com isso o futebol brasileiro ganha a chance de crescer, os clubes investem, a qualidade dos times sobe e a política de contratações a custo zero não funciona mais.
Apenas a diretoria do São Paulo não percebe.

No futebol atual, quem não investe, não vence.

Está na hora de descer do pedestal e reconhecer os erros, não adianta se enganar, boa estrutura e salários em dia são importantes mas são apenas alguns ingredientes da receita.

Hoje a realidade do clube é a luta contra o rebaixamento, algo que não é comum pelos lados do Morumbi, mas em um campeonato de 20 clubes, tão disputado, onde 4 caem, TODOS tem que ter medo e viver sempre em alerta, porque quando alguém cochilar achando que está imune ao rebaixamento, acordará na série B.

Um comentário:

Cleber Soares disse...

e ai Luciano, blz.
eu não acredito em um rebaixamento do tricolor, mas é claro, tem que acordar pra vida.
mas concordo com vc quando diz que é preciso haver uma renovação da cartolagem, quem não se aprimora fica pra traz... e faz tempo que boa parte da torcida pede tal renovação.

BLOG DO CLEBER SOARES
www.clebersoares.blogspot.com