"Além dos sinais externos que denunciam - cabelos brancos, cabelo nenhum, rugas, barriga, essas indignidades - as gerações se reconhecem pelos jogadores de futebol que se têm na memória"

Luis Fernando Veríssimo

11 de ago de 2010

A volta do talento

 

"Está na hora de voltar a ser protagonista"

                                                           Mano Menezes


Hoje, sem sombra de dúvida, o Brasil voltou a ser protagonista e a falta desse pensamento foi o maior erro de Dunga durante os quatro anos que ficou à frente da seleção canarinho.
90 minutos para o "Brasil do Mano" foram suficientes para superar 4 anos do "Brasil do Dunga". Ao menos na postura e na qualidade do futebol.

Um futebol envolvente, ofensivo, vertical, sempre buscando o gol mas com muita consistência defensiva, toque de bola refinado, belas jogadas individuais, muita movimentação, enfim, com cara de Brasil, foi isso que vimos hoje e dessa forma o Brasil nem tomou conhecimento de quem estava do outro lado. (Do outro lado estava a mesma seleção americana que deu um sufoco no "antigo" Brasil na final da Copa das Confederações e que fez uma belíssima Copa do Mundo)

Porque futebol é isso, é alegria, diversão, entretenimento e espetáculo acima de tudo. Tenho certeza que não só eu mas toda a torcida brasileira vibrou nesse simples amistoso muito mais do que em toda a Copa.
Hoje é fácil torcer para o Brasil, 40 dias atrás era tarefa para poucos.

Claro que não podemos avaliar todo um trabalho por um simples jogo, foi apenas o primeiro, muitos nomes deixarão a seleção assim como muitos certamente voltarão (Kaká, Júlio César) mas mais do que esse ou aquele jogador, esse ou aquele esquema tático, hoje o que mais importa é o resgate da identidade, o novo pensamento, a nova filosofia de trabalho, a nova postura dentro de campo.

O jogo de hoje foi um renascimento, o renascimento de um futebol que outrora encantou o mundo e que marcou para sempre o Brasil como O PAÍS DO FUTEBOL

3 comentários:

Gabriela . disse...

Esse jogo atrapalhou muito a aula hoje . u.u

Amo, amoh !

: *****

Cleber Soares disse...

E ai Luciano, blz.
foi muito bom ver a seleção jogando como "Brasil", mas ainda é muito cedo para euforia...convenhamos os comedores de amburgues e batata frita é no máximo um time mais ou menos.... mas os meninos deram show...

BLOG DO CLEBER SOARES
www.clebersoares.blogspot.com

Claudio Henrique disse...

É cedo para oba-oba, mas fiquei esperançoso com essa vitória. Agora sim o Brasil recuperou aquilo que faltava: O TALENTO.

Ver essa vitória me deixou feliz, mas ao mesmo tempo com raiva do Dunga (mais do que já estava).

Abraços!