"Além dos sinais externos que denunciam - cabelos brancos, cabelo nenhum, rugas, barriga, essas indignidades - as gerações se reconhecem pelos jogadores de futebol que se têm na memória"

Luis Fernando Veríssimo

23 de out de 2010

Cruyff x Zidane

Embora com mais de 20 anos de diferença, ambos desfilaram pelos gramados do mundo uma técnica que difícilmente veremos denovo.

Johan Cruyff - Amsterdã - 25 de abril de 1947
Johan Cruyff, gênio, representação do que até hoje chamamos de "futebol total", responsável pela última grande revolução do futebol mundial.
Até mesmo quem não acompanha futebol mais de perto ao menos já ouviu falar da "Laranja" que encantou o mundo na Copa de 1974.
Se hoje os treinadores podem contar com os chamados jogadores polivalentes, devem ao gênio que vestia a camisa 14 dos Países Baixos.
Cruyff não tinha posição fixa, apesar de ser atacante de origem, jogava em qualquer posição sem perder 0,01% do seu rendimento.
Dono de uma agilidade incrível, desconcertava a marcação com dribles curtos muito rápidos. Sua velocidade não se restringia apenas ao físico, Cruyff estava sempre dois pensamentos à frente dos adversários, passava como um fantasma até mesmo pela marcação mais forte que tinha intenção de pará-lo com falta.
Jogou apenas uma Copa do Mundo, a da Alemanha Ocidental em 1974, sendo vice-campeão, derrotado pelos anfitriões, no que foi talvez o resultado mais "injusto" já visto no futebol mundial.

Zinedine Zidane - Marselha - 23 de junho de 1972
Uma criatividade sem limites, um controle de bola surreal, movimentos e toques precisos, Zinedine Zidane impressionava até mesmo os companheiros.
Diferentemente de Cruyff, que jogava de forma vertical em direção ao gol, Zidane tinha milhões de caminhos para chegar à meta adversária. Maestro, seu repertório de jogadas era ilimitado.
Zizou tinha estilo, jogava com classe, elegância, passava a impressão de estar em câmera lenta, flutuando em campo.
Autor do pênalti mais ousado da história das Copas. Diante do então melhor goleiro do mundo, Gianluigi Buffon, Zidane bateu com cavadinha em plena FINAL de Copa do Mundo.
Campeão do mundo em 1998, Zidane encerrou sua participação em Copas com 12 partidas e 5 gols.

Um fez história no Barcelona, o outro no rival Real Madrid, mas ambos lideraram suas nações em seus capítulos mais gloriosos.

Agora deixo a pergunta, quem foi o maior ? Não vale ficar em cima do muro !

Opinião do Blogueiro - Zinedine Zidane

8 comentários:

Marcus Alencar disse...

Nossa, justo eu o primeiro? rs, brincadeira. Pelas informações é fácil achar que Cruyff foi melhor mas como sou mais contemporâneo ao Zidane posso dizer que ele jogava muito e foi um dos poucos craques que realmente conseguiram impressionar em copas do mundo.

William disse...

Dois super craques. Tive o privilégio de ver os dois jogarem. Já meio véio....rsrsrs.
Muito difícil escolher um dos dois, porém, , se fôsse para jogar no meu time, gostaria mais do Cruyff, jogador um pouco mais completo que o Zidane nos fundamentos.
Muito bom seu blog, e estou seguindo.
Se puder retribuir, passa lá no meu.
Abraço

www.tocadowilliam.com

Claudio Henrique disse...

Fala Luciano, blz cara?

Acho o Zidane mais monstro. Não só porque o vi jogar, mas o cara era completo. Realmente um grande jogador.

Abraços!

Guga disse...

Não entendo nada de futebol, aliás nem gosto, rsrsrs...

dtanonimo da prancheta disse...

Ótima comparação!
Não vi o Cruyff jogar :\ mas pelo que sei sobre ele acho que merece a opinião das pessoas para ser melhor, pois se destacou bem nas Copas do Mundo que jogou, e nisso pode-se contar que a Holanda sempre foi conhecida por ser forte e etc. mas a França tem muito mais fama, acredito que o Cruyff é um 'sub-mito' para os Holandeses HUAHAUHAUHAU :)

Pαulσ Hєпгıquє ™ disse...

Bom, ñ tive a oportunidade de ver o Cruyff jogar mas acredito q ele tenha sido um excelente jogador, melhor até q o Zidane :p
Estou te seguindo XD, me segue tbm??
http://waiting-roomblogger.blogspot.com/
Abraço!

Mayeda disse...

Blz, cara...
Boa compracação, tive o prazer ver os dois jagarem, acho que o Cruyff foi melhor, era o grande MAESTRO da famosa Laranja Mecânica que o mundo do futebol conheceu... Zidane muito bom, mas ficou aquela mágoa, ele nos eliminou, rs... não foi a França foi Zidane,kkkk

Abraços, DEUS te abençoe nesta caminha das letrinhas...

Giovani Mattiollo disse...

eram gênios do futebol
principalmente ZIDANE, fazia cada golaço no real madrid!

http://gremista-sangueazul.blogspot.com/