"Além dos sinais externos que denunciam - cabelos brancos, cabelo nenhum, rugas, barriga, essas indignidades - as gerações se reconhecem pelos jogadores de futebol que se têm na memória"

Luis Fernando Veríssimo

6 de out de 2010

Luxa, Zico e Henrique

A bola não rolou, mas nem por isso o dia foi menos movimentado no futebol brasileiro.

" Feliz no Fla, Luxa diz que vaga na Sul-Americana seria 'como um título' "

Mais uma vez o Flamengo está em destaque nos noticiários.
Vanderlei Luxemburgo é o novo treinador do rubro-negro. Chega em meio a um turbilhão extra-campo com a missão de afastar o time da zona do rebaixamento.
Vejo essa contratação da mesma forma que vejo a contratação de Dorival Jr. pelo Atlético-MG, bom para um, péssimo para o outro.
Ao sair do Atlético-MG, Luxemburgo respondeu aos que o chamam de decadente, afirmou que o futebol é muito dinâmico e que ele necessitava apenas de uma reciclagem, repensar seus conceitos de futebol. Estamos a três meses do fim do ano, essa era a hora de se auto reciclar e começar em um clube de forma organizada no ano que vem. Assumir o caos flamenguista agora é correr um enorme risco de mais um fracasso de proporções catastróficas visto que o time flerta perigosamente com a zona de descenso e o treinador mais vezes campeão brasileiro não encaixa um bom trabalho há algum tempo.
Já para o Flamengo é um risco, leia-se relação custo-benefício, necessário. Já que pelos lados da Gávea só técnicos de grife conseguem respaldo para trabalhar em paz. A aposta em treinadores emergentes definitivamente não é permitida no Fantástico Clube de Regatas do Flamengo.

" 'Não abandonei o barco. Eu fui chutado do barco', afirma Zico "

Zico falou pela primeira vez depois de toda a confusão que culminou com a sua saída do clube.
Duas coisas me chamaram atenção em sua entrevista:
Zico afirmou que a presidente Patrícia Amorim impediu sua defesa perante todas as acusações do presidente do conselho fiscal do Flamengo, Leonardo Ribeiro, e disse também que só volta a Gávea no cargo máximo, presidente.
Na época em que Zico assumiu o cargo, Patrícia Amorim ganhou todo o meu respeito e admiração. A presidente mostrava personalidade e dava mostras de que renovaria um clube precisado e comandaria com autoridade. 4 meses depois de fazer um "golaço", Patrícia Amorim acaba de levar cartão vermelho. Desceu do bonde da história que a conduzia à um final feliz. Seu nome sem dúvida será para sempre lembrado, apenas não da forma como ela, e todos os rubro-negros, desejavam.

Quanto ao Galinho na presidência, é o que chamamos de "dilema". O Flamengo não merece, os flamenguistas sim.


Cruzeiro x Atlético-PR
(Pequena análise atrasada)

Na última rodada do Brasileirão acompanhei a partida entre as sensações do segundo turno, e apesar do resultado de 0x0 foi um ótimo jogo na Arena do Jacaré.

Jogando no 4-5-1, o Atlético-PR entrou com uma proposta clara de contra atacar e levou muito perigo, principalmente nas descidas rápidas de Branquinho e nos lançamentos precisos de Paulo Baier.
O Cruzeiro por sua vez tomou a iniciativa mas faltou repertório ao time mineiro, insistia demais nas jogadas pela direita. Thiago Ribeiro bem aberto(quase como um ponta) Rômulo e Montillo(como tá jogando bola o argentino!) infernizaram o lado esquerdo da defesa paranaense.


Destaque também para o volante Henrique(foto). Joga demais o camisa 8 da Raposa, viu Mano ?


4 comentários:

Cleber Soares disse...

E ai Luciano, blz.
No estado que anda as coisas no Flamengo acho que Luxemburgo pode ser uma solução, no futebol é complicado julgar antes de ver os resultados. Também não podemos avaliar o trabalho de Luxemburgo apenas pelos dois últimos clubes que ele passou, ganhar e perder faz parte do esporte.....
Mas se olharmos que o Fla já pensa em 2011 a contratação é pra lá de boa...

BLOG DO CLEBER SOARES
www.clebersoares.blogspot.com

Claudio Henrique disse...

E aí Luciano, blz.

A coisa tá feia no Flamengo, tanto dentro quanto fora de campo. Acho que a contratação de Luxa é um negócio de risco. Bom treinador, porém caro. Quanto ao Zico, ainda lamento sua saída.

Abraços!

Andre Mansim disse...

O caso do Zico foi muito esquisito!
Ele e a torcida sairam perdendo!

• Murillo Japa disse...

Opa Tudo bem ?
Dando uma visita (espero retribuicao rs) :D
Muito bom seu Texto .

Abraço .