"Além dos sinais externos que denunciam - cabelos brancos, cabelo nenhum, rugas, barriga, essas indignidades - as gerações se reconhecem pelos jogadores de futebol que se têm na memória"

Luis Fernando Veríssimo

30 de out de 2010

Os convocados


Mano Menezes já havia dito que manteria a base que vem sendo convocada para o jogo diante da Argentina, segundo o técnico da seleção é necessário ver como esse jovem time do Brasil vai se comportar diante de um adversário forte como nossos hermanos, no que Mano tem total razão.

Embora a base tenha sido mantida, algumas novidades apareceram, como Douglas(Grêmio), Jucilei(Corinthians) e a maior delas claro, a volta de Ronaldinho Gaúcho.
Confesso que estou bem curioso para ver como Mano vai montar a seleção com Gaúcho, Robinho, Neymar e Pato(se é que todos jogarão juntos). Desta forma a seleção iria a campo extremamente ofensiva, com quatro jogadores que praticamente não marcam mais dois laterais que apóiam muito.


Em relação as convocações de Douglas e Jucilei, o primeiro é um belíssimo jogador e como o maior problema da seleção tem sido a criatividade no meio campo, a aposta é válida. Já o segundo, bom, aposta por aposta, eu levaria Henrique(Cruzeiro).
O curioso é que enquanto procuramos alguém que resolva nosso problema de criatividade no meio, os dois maiores craques do Brasileirão nesse setor são justamente argentinos e sequer serão convocados. Será que eles não querem se naturalizar ? Já imaginaram, o craque da camisa 10 do Brasil um hermano naturalizado ?

Outra "novidade" da lista ao meu ver foi a ausência de Nilmar, que vem jogando muito no campeonato espanhol pela Villarreal, brigando inclusive pela artilharia do torneio, mas vejo isso como um jogador que não precisa mais ser visto ou testado. Apesar da pouca idade é um veterano na seleção e Mano já sabe o que esperar dele.

Mesmo com o pouco tempo de trabalho, já é possível notar claramente a espinha dorsal deste time, jogadores como Thiago Silva, Daniel Alves, André Santos, Lucas, Ramires e Pato parecem ter tomado conta de suas posições e difícilmente deixarão o time. Lucas tem sido o principal jogador desta era Mano Menezes, fazendo a transição da defesa para o ataque com muita eficiência, praticamente todas as jogadas passam pelos seus pés.
Resta saber o que Mano fará quando a tal "saudade da seleção" bater nos medalhões com quem Mano foi conversar pessoalmente na Europa.

Por hora acredito que o Brasil vai muito bem servido para o duelo com Messi, Tevez e cia, só é uma lástima Paulo Henrique Ganso estar fora de combate.

5 comentários:

Cleber Soares disse...

E ai Luciano, blz.
gostei da escalação, mas ainda acho que foi a mídia quem convocou Ronaldinho e não o seu futebol, mas quem sabe da certo, esperar pra ver.

BLOG DO CLEBER SOARES
www.clebersoares.blogspot.com
O blog esta em festa, 2 anos...

Claudio Henrique disse...

E aí Luciano blz cara.

Olha acho que o Mano tá começando a "dungar", pois esqueceu (ou fez que esqueceu) o Hernanes e o Marcelo que estão comendo a bola em seus clubes.

Abraços!

http://wwwfanaticosporfutebol.blogspot.com/

Gabriel Campi disse...

Concordo com o Cláudio aí em cima, Luciano, até gostei da convocação, mas não chamar o Marcelo e principalmente o Hernanes é inexplicável.

Abraços!

www.blogfutebolnaveia.blogspot.com

Giovani Mattiollo disse...

esqueceu vários jogadores... por exemplo.... Jonas deveria ir no ligar de André! não achas?

http://gremista-sangueazul.blogspot.com/

Samir . disse...

O Mano vem fazendo um ótimo trabalho em toda sua carreira, na seleção não tá sendo diferente.
Gaúcho tinha de ser convocado, é diferenciado.