"Além dos sinais externos que denunciam - cabelos brancos, cabelo nenhum, rugas, barriga, essas indignidades - as gerações se reconhecem pelos jogadores de futebol que se têm na memória"

Luis Fernando Veríssimo

12 de out de 2010

Vida longa ao Mano

Vitória convincente da seleção brasileira, em um jogo onde o time de Mano Menezes conseguiu claramente impor a filosofia de trabalho do treinador, a imposição do estilo de jogo brasileiro. Em outras palavras, o Brasil jogou, o adversário assistiu.

Muita movimentação, toque de bola rápido, alternância dos lados na mesma jogada (o primeiro gol, lindo, é um exemplo claro disso), marcação na saída de bola do adversário e acima de tudo valorização da posse de bola. Mano conseguiu corrigir o problema de saída de bola da seleção que vimos na partida contra o Irã, muito embora a postura defensiva do time ucraniano tenha contribuído bastante nesse aspecto.

Outra observação importante que pôde ser notada nesses amistosos foi a comunicação dos jogadores dentro de campo, característica importante para qualquer time. Jogadores pedindo a aproximação dos companheiros, corrigindo erros de posicionamento etc.

Talvez tenha faltado apenas agredir um pouco mais, ser mais incisivo com a bola próxima da área adversária, converter a grande posse de bola em chances reais de gol. Nada que Mano não resolva em um ou dois treinos.

E contra o argumento de que o adversário era, digamos, técnicamente desfavorecido, eu pergunto: Quantas vezes nos últimos anos vimos a seleção brasileira suando para vencer equipes como esta ? Quando vencia.

Contra fatos não há argumentos.

Mais uma bela exibição da seleção versão Mano Menezes.

E olha que não teve Ganso e Neymar.

Vida longa ao Mano ! 


O futebol brasileiro agradece.

3 comentários:

Cleber Soares disse...

e ai Luciano, blz.
Apesar dos adversários serem apenas razoáveis, a de se reconhecer que a filosofia mudou. O Brasil vem jogando aquele futebol romântico que tanto encantou o mundo. É só o começo, tem muita coisa pela frente, eu estou louco para ver quando ele vai convovar os mais experientes para ver como estes se comportam com essa nova filosofia.

BLOG DO CLEBER SOARES
www.clebersoares.blogspot.com

Giovani Mattiollo disse...

Opa...

Estava passando por aqui e gostei muito de seu blog... Gostaria de firmar parceria?

meu blog é este:
http://gremista-sangueazul.blogspot.com

me responde lá no meu blog... vlw

FuteB.R.O.N.C.A.! disse...

Caro Luciano,

É com prazer que venho agradecer aos elogios.
Parceria é, antes de tudo, reconhecimento, colaboração e apoio. É mt mais que um link.
Seus textos, como este do Mano, me agradam pela forma correta e simples como são escritos. Em determinados momentos, o simples se torna o diferencial.
Vida Longa não só ao Mano, mas aos nosso blogs tb!

Saudações!!!