"Além dos sinais externos que denunciam - cabelos brancos, cabelo nenhum, rugas, barriga, essas indignidades - as gerações se reconhecem pelos jogadores de futebol que se têm na memória"

Luis Fernando Veríssimo

25 de nov de 2010

A astúcia de Mourinho

Ser um bom estrategista. Pré-requisito fundamental para quem quer ser um treinador vitorioso.

Saber usar as regras do jogo a seu favor é tão importante quanto táticas, esquemas de jogo etc e tal, e pode fazer toda a diferença.


José Mourinho foi inteligentíssimo ao ordenar que Xabi Alonso e Sergio Ramos forçassem o segundo cartão amarelo e consequentemente a expulsão no partida contra o Ajax pela quinta rodada da Champions League.

Partida definida, classificação assegurada. Mourinho simplesmente usou o regulamento da competição, assinado por todos os clubes, para garantir a força máxima de sua equipe na segunda fase do torneio.

E ao invés de discussões sobre atitude anti-desportiva e outras tosquices que já ouvi por aí, todos deveriam observar e aprender com o português como se comanda um time de futebol.

Como bem definiu meu parceiro Luiz Fernando Vértere, os que antipatizam e criticam todas as atitudes de José Mourinho, são os mesmos que não sabem discernir entre a arrogância e a auto-confiança.

8 comentários:

Cleber Soares disse...

eu acho ele arrogante Luciano, mas o cara é muito bom no que faz. Quanto se é ético isso e aquilo, para eu é uma tremenda perda de tempo ficar discutindo isso, ta na regra, então vale...

BLOG DO CLEBER SOARES
www.clebersoares.blogspot.com

Saulo disse...

Ele demonstra ser sim um pouco arrogante, mas como disse o Cleber Soares, o cara é muito bom profissionalmente.

João Paulo disse...

arrogante d+++++

Karla Hack disse...

Concordo com o Saulo!

;P

MikaelMoraes disse...

olá kra, passa lá no nosso blog, veja os nossos vídeos, comente no mais recente e depois segui deixando o link no comentário... retribuiremos

tmbm falamos de futebol, mas é bem diferente, vc verá... se gostar poderemos pensar em um modelo de parceria mais pra frente... se tiver interesse add o perfil no orkut (tá no blog a direita)

http://mikaelmoraes.blogspot.com

Claudia Halley disse...

aff, naõ entendo nada desse mundo do futebol.

carol disse...

De que adianta ser treinador se não é inteligente? haha amei.
http://oicarolina.wordpress.com/

Nivaldo Gomes Filho disse...

ELE É O MELHOR TREINADOR DO MUNDO SABE ARMA OS ESQUEMA DEFINE BEM OM TIME BOM TREIANDOR MESMO..



QEU O SENHOR TE ABENÇOE.