"Além dos sinais externos que denunciam - cabelos brancos, cabelo nenhum, rugas, barriga, essas indignidades - as gerações se reconhecem pelos jogadores de futebol que se têm na memória"

Luis Fernando Veríssimo

5 de dez de 2010

Bi ou Tri ?

É a polêmica da vez. Se o Fluminense se sagrar campeão no domingo, será Bi ou Tri ?

A discussão que alimenta as rodas dos boleiros as vésperas de mais uma "final" de campeonato brasileiro dá-se apenas por conta de uma nomenclatura diferente.

Taça de Prata, Copa João Havelange, Campeonato Brasileiro... Nomes diferentes, fórmulas diferentes mas com uma semelhança; a participação dos melhores times do território nacional. Essa semelhança por si só já é suficiente para determinar que o vencedor dos campeonatos citados seja considerado o melhor time do país, portanto o campeão brasileiro.

Ou será que Pelé não pode dizer foi campeão brasileiro ?

Como não considerar o time do Fluminense de 1970, time que venceu o Santos de Pelé na primeira fase, o Palmeiras de Ademir da Guia e o Cruzeiro de Tostão no quadrangular final campeão brasileiro ?

Basta uma vitória diante do Guarani para o Fluminense se sagrar TRI-campeão brasileiro de futebol. Verdade irrevogável, doa a quem doer.

5 comentários:

Kiko Lemos disse...

Nem um men outro, para ser bi tem de conquistar o torneio em dois anos seguidos. Só no Brasil que se possui essa manina de dizer que é penta, tetra sem ganhar consecutivo, se o Flu levar terá dois títulos.

Pαulσ Hєпгıquє ™ disse...

Pra falar a vdd eu nem queria q o fluminense ganhasse uashuashuausau, sou flamenguista sabe... abraço!

http://gigabyteblogger.blogspot.com/

Millena Blogueira disse...

Não entendo de futebol, por isso pra mim tanto faz.

Claudio Henrique disse...

E aí Luciano, blz cara?

Parabéns ao Fluminense pelo seu segundo (ou terceiro) título nacional. Campeão com todos os méritos.

abraços!

http://wwwfanaticosporfutebol.blogspot.com/

William disse...

A CBF não é digna de crédito. O que eles dizem sobre "homologação de títulos", é ridículo.
Os Campeonatos Nacionais começaram em 1959, e o Bahia foi o primeiro campeão. A CBF só reconhece o Brasileiro a partir de 1971.
Eu não ligo se está homologado ou não.
O que importa é que o Fluminense ganhou 3 títulos nacionais (1970, 1984, 2010), aliás, tem a Copa do Brasil de 2007 também. Outro campeonato, é verdade, mas é Nacional.
Venceu o melhor.
Saudações tricolores.