"Além dos sinais externos que denunciam - cabelos brancos, cabelo nenhum, rugas, barriga, essas indignidades - as gerações se reconhecem pelos jogadores de futebol que se têm na memória"

Luis Fernando Veríssimo

22 de dez de 2010

Um torcedor de futebol

Acabo de ler um texto genial do mestre Alberto Helena Jr. Como entende do riscado esse Senhor.
Há tempos não lia algo que exprimisse de forma tão perfeita meu sentimento como torcedor.

Se me perguntassem, até bem pouco tempo atrás, sobre meu time de coração, responderia sem hesitar.
Vibrava, sofria, esbravejava e até chorava com ele. Como qualquer torcedor apaixonado.

Nos dias atuais, percebo como minha visão de futebol mudou. A paixão cega por um único time deu lugar à uma visão crítica, capaz de perceber e apreciar as qualidades de quem antes era visto apenas como um adversário, até mesmo um inimigo.

Deixar de apreciar grandes craques ou grandes esquadrões apenas por conta de uma camisa diferente soa como uma completa insensatez agora.

Torcer para quem ou por que ?
Torço para o futebol. Para o espetáculo dentro de campo. Torço para os que o tratam como uma arte.

Por que ?
Por que sou mais feliz assim. Por que são esses que merecem minha admiração, minha dedicação.

Como não apreciar a canhota mágica de Lionel Messi ? Como não reverenciar a genialidade de Zidane ?
Como não reconhecer Maradona como um dos maiores jogadores da história ? Como não vibrar com os Meninos da Vila ? Como não se encantar com o futebol do Barcelona ?

Gênios, que individual ou coletivamente, fizeram e fazem do futebol uma arte. Que mantêm a idéia de vencer sempre em mente, mas sem abrir mão de encantar.

Como torcer para um clube que me obriga a dormir uma semana na rua para adquirir um ingresso ? Como torcer para um clube onde os principais responsáveis só se preocupam com poder e grana e se esquecem da torcida ? Como torcer para um clube que há 40 anos não proporciona à sua torcida um grito de "É Campeão" ? Como torcer para um time que pratica um futebol insosso, pragmático e que se contenta com 1x0 ?

Que me cornetem e me chamem de "vira casaca", mas ser torcedor de FUTEBOL, me parece bem mais prazeroso, gratificante e satisfatório.

http://colunistas.ig.com.br/albertohelenajr/

9 comentários:

Cleber Soares disse...

e ai Luciano, blz.
Acho que todos que entram no mundo do futebol literario acaba torcendo mais para o esporte que para o próprio time, isso por que paramos para anilisar certos pontos que como torcedor de um clube não nos interessa outro fato que não seja para nos beneficiar. Mas paradoxalmente a isso, é quase impossível não nos atermos mais com o nosso time do coração, ainda sofremos com ele, mesmo entendo que tal sofrimento seja justo, mas ainda sofremos.... por isso que o futebol é o sucesso que é no mundo inteiro....

aproveito para lhe desejar um FELIZ NATAL, UM GRANDE 2011, suceso, paz e saúde meu irmão, vc merece.
Um abraço.

BLOG DO CLEBER SOARES
www.clebersoares.blogspot.com

Gabriel Campi disse...

Sentimento puro mesmo, Luciano, que belo texto. Todos nós temos um time, é claro, mas nos sentimos também desta maneira também torcendo para o espetáculo dentro de campo e para o futebol bem jogado.

Abraços!

www.blogfutebolnaveia.blogspot.com

Í.ta** disse...

cara, isso ficou muito muito bom!

reflete muito meu comportamento como torcedor também.

hoje eu vejo um "rival" sendo campeão e não dou bola. pelo contrário, reconheço o merecimento do título e etc e tal.

e consigo me sentir muito melhor com o futebol. apesar do seu lado político continuar me deprimindo geral.

abração.

Agência PSD Designer Ltda. disse...

LEGAL TEU BLOG... TO SEGUINDO... SIGA-NOS

LUCRE COMISSÕES E DIVULGUE GRÁTIS SEU BLOG

www.psdesigner.com.br/entretenimentos

SIGA-NOS CLICANDO EM BLOG NO RODAPÉ

OBRIGADO!
Marcos Roberto

Giovani Mattiollo disse...

Muito bom texto Luciano. Concordo muito com você. Os jogadores não tem que jogar, tem que viver e sentir o futebol na hora do jogo. O esporte mais encantador. O torcedor, tem o dever de apoiar o time e sempre torcer também, pelo bom futebol.

Abraço

http://gremista-sangueazul.blogspot.com/

Samir . disse...

Verdade, o futebol vai bem além do jogar bem, tem que amar aquilo que está fazendo.

Tem selo para você lá no meu bllog.

Abraço.

Equipe Mikael Moraes disse...

olá, indiquei o seu blog para alguns selos de qualidade. vc precisa publicar um post e indicar mais 5 a 15 blogs

parabéns

http://mikaelmoraes.blogspot.com

passa lá e pega

FuteB.R.O.N.C.A.! disse...

Assino, rubrico e carimbo embaixo!!! E se precisar levar ao cartório pra registrar me avise, que levo com prazer.

Feliz Natal,

Saudações!!!

William disse...

Hoje não poderia ser outro comentário.
Passo para lhe desejar um Feliz Natal e que 2011
lhe traga muita paz, alegria e felicidades.
Abraço

William
www.tocadowilliam.com