"Além dos sinais externos que denunciam - cabelos brancos, cabelo nenhum, rugas, barriga, essas indignidades - as gerações se reconhecem pelos jogadores de futebol que se têm na memória"

Luis Fernando Veríssimo

5 de jan de 2011

A lenda

Já desisti de acompanhar os noticiários esportivos desse início de temporada. Por que ?
Por não suportar mais esse leilão ridículo em que se transformou a volta de Ronaldinho Gaúcho ao futebol brasileiro.


Sou fã do craque, muito. Ao meu ver é o grande responsável pelo Barcelona estar como está hoje. Seu talento dentro de campo é incontestável, apesar de lhe faltar regularidade há um bom tempo, mas sua conduta nessas negociações é lamentável.

Amor à camisa há muito virou lenda, com raras exceções, e infelizmente parece que Ronaldinho Gaúcho não se encaixa nelas. Embora não seja nenhum senhor, conheço futebol bem o bastante para saber que na hora de decidir, jogador leva em consideração as condições de trabalho e nada mais, e para um jogador do nível de RG isso é traduzido em condições de pagamento do que está lhe sendo proposto.
Não concordo, mas também não condeno tal pensamento. Infelizmente nesse tipo de julgamento há dois pesos e duas medidas. A "vida" de um jogador de futebol é curta e muitas vezes é compreensível que o dinheiro fale mais alto. Porém não é o caso. Não acredito que preocupação financeira seja um problema para o dentuço hoje em dia, e é exatamente por isso que a conduta de Ronaldinho e seu irmão são decepcionantes.

Grêmio, Flamengo, Palmeiras... me parece óbvio qual deveria ser seu destino.

 
Ronaldinho nasceu no Grêmio, supostamente o clube gaúcho deveria ser sua casa, seu time de coração. Deixou o Olímpico para conquistar e encantar o planeta com seu talento, sem que os gaúchos recebessem absolutamente nada na época.
Deveria ter assinado no mesmo instante em que o Grêmio divulgou que tem o apoio e as parcerias necessárias para viabilizar sua volta. Por que ?
Porque Ronaldinho tem uma dívida com o Grêmio e os gremistas.
Porque dinheiro não é mais uma questão relevante na hora de sua escolha. E ainda que fosse, a proposta do Grêmio não perde em nada para as demais.

Ao fazer esse leilão, Ronaldinho perdeu a chance de provar que a relação de amor e identificação entre um jogador e um clube ainda existem. Provou apenas, aos que ainda tinham alguma dúvida ou esperança do contrário, que o futebol é cada vez mais regido por dinheiro e interesses.

7 comentários:

Giovani Mattiollo disse...

Essa novela Ronaldinho ta mais enrolada que namoro de cobra. Cada dia o Assis se reúne com alguma diretoria, e cada dia, um time está mais próximo de ter o jogador.

Se Ronaldinho vier para o Grêmio, terá que ser por amor. Pois foi criado no Grêmio e tem uma dívida que todo mundo conhece.

Abraço

http://gremista-sangueazul.blogspot.com

FuteB.R.O.N.C.A.! disse...

Por estas e por outras, meu caro Luciano, é que só volto ao tema ao poder ver RGcom a camisa de algum clube.

Saudações!!!

Central do Pitaco disse...

Está muito desgastante essa história do Ronaldinho, espero que amanhã resolva e essa longa novela acabe logo!

Abs,

Central do Pitaco

Rodrigo Dutra disse...

Olá, sou Rodrigo Dutra, e gostaria que fizesse-mos uma parceria entre meu novo blog e o seu... O blog "Mania de Gremista" está no ar desde o dia 1º, e tem a intenção de mostrar o Grêmio na voz do gremista e de quem gosta do Imortal! Saiba +:
http://maniadegremista.blogspot.com/2011/01/mania-de-gremista-no-ar.html
Já estou seguindo seu blog, coloquei seu nome entre os parceiros e seu link no Mania e aguardo que faça o mesmo... meu banner está em "Parceria" peço que dê preferência ao banner em html.
Qualquer coisa: rodrigodutraa10@gmail.com.
Um grande abraço brother!
Sucesso em 2011!!!
Rodrigo Dutra

Amaral Tricolor disse...

Acho que para nós gremistas será uma grande contratação ... para o departamento de marketing...

At.
Amaral Tricolor
www.interpiada.blogspot.com

Roberto Feitosa Lima disse...

Amigo Luciano, Eu me perguntou o Ronaldinho será o craque que já foi? O clube não importa!
Seu relato ficou muito bom.
Parabéns
Roberto Feitosa
http://bomdegol.blogspot.com/

Í.ta** disse...

é, cara, independentemente do final da chatíssima novela, ficou feio pra caramba pra família assis essa ladainha toda. ainda mais se ele continuar não correspondendo em campo. o que eu acho que será difícil, pois aqui no brasil é fácil um ex-craque jogar bem, mesmo fora de forma. qualquer gordinho fazendo gols se dá bem só aqui. na europa eles não cabem mais, por isso voltam pra cá, se achando os tais, quando já os deixaram de ser há muito.

abraços.