"Além dos sinais externos que denunciam - cabelos brancos, cabelo nenhum, rugas, barriga, essas indignidades - as gerações se reconhecem pelos jogadores de futebol que se têm na memória"

Luis Fernando Veríssimo

10 de jan de 2011

Mais Leve que o ar

Há alguns dias em uma conversa sobre a insuportável novela Ronaldinho Gaúcho, um amigo se referiu ao craque como um mito do futebol mundial.
Bem, a conversa passou e por algum motivo fiquei com aquilo na cabeça. Seria Ronaldinho Gaúcho um mito do futebol ?
Por acaso, nesse mesmo dia tive a oportunidade de assistir um documentário, uma espécie de biografia, do astro da NBA Michael Jordan. E esse documentário apenas confirmou uma até então embrionária opinião deste blogueiro; Ronaldinho Gaúcho é sem dúvida um dos grandes jogadores da história, mas não é, e nunca será, um mito do futebol.

Para se tornar um mito, seja ele qual for o esporte em questão, é necessário muito mais do que talento e lances de genialidade.


Mito, é aquele cujo o talento é capaz de mudar completamente a dinâmica do jogo, capaz de criar uma nova forma de se ver e praticar determinado esporte, aquele cuja conduta pessoal é regida pela ética e transparência, aquele que mantêm em mente o constante desejo da vitória, aquele que não se contenta com o que é, que busca sempre algo mais, aquele que ao vermos em ação poderíamos facilmente notar seu amor pelo esporte.

Um mito é alguém, se não amado, ao menos admirado por todos, por tudo que representa ao seu esporte.

"O medo é um obstáculo para algumas pessoas, mas é uma ilusão para mim"

Michel Jordan sim, é um mito do esporte. Revolucionou o basquete. Encantou gerações.
Não ousem colocar Ronaldinho Gaúcho no mesmo patamar.

7 comentários:

William disse...

Olá Luciano,
Eu não considero Ronaldinho Gaúcho um mito do futebol. Foi um maravilhoso jogador, mas, muito mais pelo espetáculo do que para um vencedor nato. Ele não calçaria as chuteiras de um Rivelino, Tostão, Gerson, Pedro Rocha, Cruiyff, Maradona, Paulo Cesar Caju, Falcão, Zico, Romário, enfim...há inúmeros jogadores muito, mas muito superiores a ele. Foi importante? Foi. Mas só. Para mim, definitivamente não é um mito.
Quanto ao Jordan, sem comentários. Não curto muito basquete, mas o cara é inegavelmente um mito. Esse sim.
Valeu cara, boa semana pra ti.
Abraço

Giovani Mattiollo disse...

E ae Luciano...
Nunca vi ele jogar, mas já vi muitos vídeos no YouTube, e ele é, sem dúvida, espetacular. O melhor jogador de basquete de todos os tempos. Ele fazia coisas inexplicáveis.
Ótimo relembrar isso, parabéns.

Abraço

http://gremista-sangueazul.blogspot.com/

Claudio Henrique disse...

E aí Luciano, blz cara?

Não, jamais será um mito. Foi um jogador sensacional, mas perdeu meu respeito pela sacanagem que ele fez ao lado do Assis. Ele só quer saber de curtir a noitada carioca e não mais jogar futebol. Pode anotar o que estou escrevendo.

Abraços!

http://wwwfanaticosporfutebol.blogspot.com/

Kaique Pedaes disse...

Hoje no NET ESPORTES:

Prêmio Bola de Ouro da FIFA 2010: Messi e Marta são os melhores do ano http://net-esportes.blogspot.com/2011/01/premio-bola-de-ouro-da-fifa-2010-messi.html

Visite e comente.

Ah, quando tiver post novo aqui, vai lá no blog divulgar também e deixe um comentário também.

Me desculpe por não poder comentar agora, mas em breve virei aqui novamente para deixar minha opinião nos seus posts.

Obrigado e abraço!

Samir . disse...

Agora estou com muita pressa, só passei para dizer que tem selo para você lá no blog, mas mais tarde venho aqui comentar o post, sou fã do JOrdan.


Abraço.

Eduardo disse...

Hoje no NET ESPORTES:

--- Qual é o Jogador? #2 (Descubra qual é o jogador que está com o rosto apagado)
http://net-esportes.blogspot.com/2011/01/qual-e-o-jogador-2.html

--- DENTUSSIONE: Veja a galeria de imagens da Novela Ronaldinho
http://net-esportes.blogspot.com/2011/01/revista-ne-7-novela-ronaldinho.html

Obrigado e abraço!

Andrey disse...

Estava passando por aqui e resolvi deixar um coments;

tbm acho que um mito de qualquer esporte precisa ser diferenciado dentro e fora das quadras, como vc disse ele, ele não soh se preocupa em aprender as tecnicas e jogadas que já existem, ele também inova, cria as proprias jogadas. Além do mais a conduta fora de campo eh importante para que esse cara se torne exemplo e possa divulgar mais ainda o esporte.Para mim, isso eh o que diferencia homens de meninos.

ps: Espero que vc consiga realizar o seu sonho de comentarista, força.