"Além dos sinais externos que denunciam - cabelos brancos, cabelo nenhum, rugas, barriga, essas indignidades - as gerações se reconhecem pelos jogadores de futebol que se têm na memória"

Luis Fernando Veríssimo

21 de jan de 2011

A outra face do time de Ney Franco


Duas caras. Definição que está longe de ser uma virtude, é aliada a falsidade e mau-caratismo, ou ao menos era, até a seleção de Ney Franco nos ensinar uma nova definição na partida diante da Colômbia.

A habilidade individual da seleção brasileira é inegável, não apenas com Neymar, há vários jogadores que em uma jogada podem decidir a partida. Exatamente como aconteceu na estreia. E foi o que fez o Brasil no primeiro tempo. Esperou que o talento individual resolvesse novamente. Mas diante de uma defesa muito bem postada em campo o talento brasileiro sumiu. Neymar e Lucas eram marcados de perto, Casemiro não se apresentava a frente e sem movimentação, salvo algumas subidas dos laterais, a seleção não encontrava os espaços.

Veio o segundo tempo e com ele a outra face da seleção, o jogo coletivo.
Bastou uma boa movimentação para a defesa colombiana cair por terra. Inversões de posição, principalmente entre Neymar e Diego Maurício, aproximação dos volantes, subida dos laterais e um toque de bola rápido e preciso.

Se um talento não está conseguindo resolver, a solução é simples, some todos eles.

Porém, como na maioria dos casos, o calcanhar de aquiles da talentosa seleção de Ney Franco chama-se temperamento. A intranquilidade em momentos cruciais da partida é um problema sério, que deve ser trabalhado antes que acabe custando caro.


E se um dia você tiver um grande talento em mãos, lembre-se, ele só precisa de UMA oportunidade para decidir.



Observação Tática

Por causa dos desfalques, Ney Franco modificou a formação da equipe. Passou de um 4-4-2(4-2-2-2) para o 4-3-3:


Apesar da boa apresentação, principalmente no segundo tempo, EU escalaria a seleção no 4-2-3-1 com os homens de meio campo, ponto forte dessa seleção, chegando de trás:


Fernando entrou bem e merece continuar, seria também uma forma de encaixar a bola redondinha de Alan Patrick nesse time. Confesso que não conheço o goleiro Aleksander(Avaí), mas como Gabriel não me agradou e ele é o único substituto...

Esquemas e escalações à parte, recursos não faltam para que Neymar e cia voltem do Peru com a sonhada vaga olímpica.

10 comentários:

Luciano Campos disse...

Caro Luciano...

Mais um belo post. Penso que endeusaram demais esse time após a boa estréia diante do Paraguai. É sempre assim nos pré-olímpicos e olímpiadas. Nossos jovens talentos começam como galácticos e terminam como vilões. Temos que saber que são jovens talentos que necessitam ser lapidados por ainda estarem na fase final de formação profissional. É um time muito habilidoso e que poderá ir longe desde que deixemos o imediatismo brasileiro de lado. O seu texto foi muito equilibrado e analisou os nossos pontos fortes e fracos na dose certa. Parabéns.

Luciano Campos.

www.fut-race.blogspot.com

Fut-Race Europa por Ricardo Fernandes: A matéria de hoje do Fut-Race Europa, refere-se ao clube que foi considerado pela IFFHS, como o melhor time do planeta no mês de dezembro de 2010. Você sabe que clube é esse ??? Acho que você ficará surpreso. Confira a resposta e deixe o seu precioso comentário no Fut-Race. Luciano Campos. Fut-Race - Futebol e Formula 1. Acesse e comente: www.fut-race.blogspot.com

BRUNO disse...

LEGAL TEU BLOG. TU ESCREVE BEM. QUISER SEGUIR MEU BLOG DE FUTEBOL COMEDIA:http://bruninhoestrelafc.blogspot.com/

Í.ta** disse...

foi nítida mesmo a mudança de atitude da seleção. o futebol fluiu. gostei muito. contra times truncados como foi o da colômbia, é preciso jogar invertendo posições e jogadas, senão não há como.

abraços.

Claudio Henrique disse...

E aí Luciano blz cara?

A seleção voltou outra para o segundo tempo. Mesmo bem marcados, a estrela dos garotos brilhou bastante. Grande vitória da seleção.

Abraços!

http://wwwfanaticosporfutebol.blogspot.com/

Cleber Soares disse...

e ai Luciano, blz.
não foi aquela apresentação, mas venceu, já esta bom. Neymar pelo jeito vai ser mesmo o nome da competição.

BLOG DO CLEBER SOARES
www.clebersoares.blogspot.com

Giovani Mattiollo disse...

E ae...
Já somos parceiros deste blog: http://gremista-sangueazul.blogspot.com e hoje vim pedir uma parceria com este outro meu blog, olha só: http://gremistasdesc.blogspot.com/

Espero resposta... Abração!

Samir . disse...

Muito bem analisada a partida. Concordo com tudo que falou.
E sem dúvida, a seleção se souber organizar e equilibrar todos esse talentos individuais em prol do coletivo, o sucesso estará garantido.

Tem selos para você lá no blog.

Abraço.

Gol de Mão disse...

Olá,

Gostamos muito do seu blog e queriamos propor uma troca de links como parceria. Caso aceite pode entrar em contato conosco no blog www.bloggoldemao.blogspot.com ou em algum comentário de matéria.

Equipe Blog Gol de Mão

Marcos Rosa disse...

Olá, De Olho no Lance
Tem selo pra vc no meu blog, se for do seu interesse, passa lá!

_________
http://algunsfilmes.blogspot.com/

Rodrigo Dutra disse...

Eles tem o puro talento do brasileiro, fazer arte!
Entre, comente e explore o Mania!

maniadegremista.blogspot.com