"Além dos sinais externos que denunciam - cabelos brancos, cabelo nenhum, rugas, barriga, essas indignidades - as gerações se reconhecem pelos jogadores de futebol que se têm na memória"

Luis Fernando Veríssimo

2 de jan de 2011

Presos ao passado

Fim das festas. Dentro de alguns dias começa a temporada 2011 com os campeonatos estaduais, tão tradicionais quanto dispensáveis.
Alguns contam com fórmulas toscas, que apenas contribuem para o caos do calendário do futebol brasileiro, como o Paulista, que contará com 20 times em 2011, jogando todos contra todos em turno único. Campeonato longo, maçante, com um número excessivo de partidas entre os "pequenos".

Os campeonatos estaduais sobrevivem até hoje por sua tradição e talvez por respeito as competições que outrora reinavam em um país de extensões continentais que não possuia comunicação entre os seus grandes centros. Mas é inegável que eles não possuem mais o charme de antigamente.

Para os pequenos uma chance de "aparecer" no cenário nacional. Para os grandes, a única função dos estaduais é acabar com a chance de uma pré-temporada decente.

Talvez o término seja uma solução um tanto radical, mas encurtá-los me parece uma medida de bom senso. Um passo para resolver inúmeros problemas do futebol brasileiro, como excesso de lesões, já que os clubes teriam uma pré-temporada, e a simultaneidade de competições.

Fato é que entre todas as competições do calendário do futebol brasileiro atualmente, os estaduais são os menos valorizados pelos clubes. Entra ano e sai ano e os principais clubes do país fazem questão de deixá-los em segundo plano. Então por que perder 5 meses do ano disputando-os ?

O calendário do futebol brasileiro agoniza, precisa urgentemente ser revisto. Que me desculpem os nostálgicos e conservadores, mas os Estaduais hoje nada mais são do que tradições que, remetem à um passado distante, prejudicam o presente e impossibilitam o futuro.

10 comentários:

Lucho Cláudio disse...

Ando meio afastado do mundo dos blogs, mas vi sua postagem e vim lhe desejar um excelente 2011. Um grande abraço, amigo.

Giovani Mattiollo disse...

Jogadores já acabando suas férias para voltar ao batente. Os estaduais são uma forma de treino para os times grandes atuarem bem em competições como a Libertadores e Brasileirão. Dificilmente se tem uma zebra.

Abraço

http://gremista-sangueazul.blogspot.com

iubdeds.com.br disse...

ai feliz ano novo

gostei do seu blog

gostei msm

mt coisa legal aqui

seguindo vc tb

ok's

acessa o meu la

e c gostar pode segir

vo agradecer mt

;)

acesse
http://www.iubdeds.com.br

Gabriel Campi disse...

Muito obrigado pelas palavras no meu blog, Luciano, tenho certeza que você vai crescer ainda mais, se é que tem como crescer mais ainda.

Quanto aos Estaduais, são uma pré-temporada para os clubes grandes e oportunidade de ouro para os pequenos.

Abraços!

www.blogfutebolnaveia.blogspot.com

Soham disse...

Legal o blógui, a citação de Veríssimo caiu como uma luva.

A discussão dos Estaduais é complexa, e acho que ele deveria ser pensado como forma de fortalecer os pequenos sem sobrecarregar o calendário dos grandes.

Sou a favor de sua manutenção, mas reformulado.

Fraternal abraço e Feliz 2011!

jogadadefeito.blogspot.com

Carlos Augusto disse...

Ola to passando aqui pra mostra o novo sistema de parcerias para blogs!

http://pgbparcerias.blogspot.com/

William disse...

Fala Luciano,
É isso, começando bem o ano de 2011.
Sucesso mesmo.
Pois é, os estaduais logo estarão começando e eu, lógico, acompanhando o Fluzão no Carioca, que vai servir de "treino" para a Libertadores e o Brasileirão em 2011. Diego Cavalieri confirmadíssimo para o gol. O time não perdeu ninguém. Então, acho que estamos no caminho certo.
Um grande abraço
Bom domingo.

Í.ta** disse...

é, cara, ano passado eu critiquei muito isso. tô tão desanimado que esse ano nem sei se postarei durante esses fatídicos campeonatos. talvez só as aberrações que sempre acontecem.

acho também que eles devem ser enxugados, o que os tornaria mais valorizados e tudo.

não há mais graça nenhuma nas pseudos-rivalidades que eles tentam sustentar. pelo fato mencionado por ti: tem clube grande que faz questão de não ganhar estadual. e que não está nem aí se perdê-lo. jogador, consequentemente.

abraços
e haja saco para nós! rs

FuteB.R.O.N.C.A.! disse...

Com todo respeito à historia, perdeu-se a fleuma destas disputas!!!

Saudações!!!

Stebozza disse...

Cara, eu adoro os estaduais, mas concordo que a fórmula, tal como o numero de equipes, está errada. Torna-se maçante... Isso tem mesmo que ser revisto.
Queria aproveitar pra divulgar uma promoção pra vc, valendo uma camisa retro dos EUA. Caso tenha interesse, o link da promoção é esse: http://br.oleole.com/blogs/dedobol-o-blog-do-desafio/posts/iv-desafio-dedobol.
E um feliz 2011 pra vc!