"Além dos sinais externos que denunciam - cabelos brancos, cabelo nenhum, rugas, barriga, essas indignidades - as gerações se reconhecem pelos jogadores de futebol que se têm na memória"

Luis Fernando Veríssimo

3 de mar de 2011

Tempo, Tempo, Tempo, Tempo...

Certa feita um amigo me indagou com a seguinte questão:
- Me diz aí, qual o maior jogador de futebol de todos os tempos ?

Sem pestanejar respondi:
- Garrincha.

- Mas esse não é do seu tempo, e dos que você viu jogar ? Me perguntou.

Novamente sem pestanejar respondi:
- Zinedine Zidane.

- E quem você gostaria de ter visto jogar e não viu ? Continuou.

Essa precisei pensar um pouco.
- Pelé, Maradona, Di Stéfano, Puskas, Platini, Beckenbauer, Johan Cruyff, Nilton Santos, Nelinho, Leônidas da Silva...

Não satisfeito, esse amigo me perguntou ainda:
- E times ? Qual o grande time que você viu jogar e qual gostaria de ter visto ?

- O maior time que eu já vi jogar, ainda joga. O Barcelona de Messi, Xavi e Iniesta, que flerta com a perfeição.
Já a segunda parte da resposta, temo que não tenha fim.
- O Santos de Pelé, o Brasil dos anos 70 e 80, o Palmeiras de Ademir da Guia, O Internacional de Falcão, o Cruzeiro de Nelinho, o Real Madrid de Di Stéfano e Puskas, A Laranja Mecânica de Johan Cruyff, o Milan de Van Basten...

Tempos depois, lembrando da conversa, só pude me lamentar. Lamentar por ter apenas 23 anos de idade e não ser capaz de viajar no tempo.

4 comentários:

José Dias, o agregado. disse...

Nossa geração ainda é boa, ou foi boa.
Zidane, Ronaldos. . .
Infelizmente, creio que a tendência é a decadência =P até rimou.

Giovani Mattiollo disse...

Pois é Luciano, muito legal o que você escreveu. Essa época está escassa de craques, pelo menos bem menos do que aquela época... Fazer o que né...

Abraço

http://gremista-sangueazul.blogspot.com/

Cleber Soares disse...

Luiciano,
me desculpas, mas nessa sua lista faltou um nome, ZICO, faltou um time, o FLAMENGO dos anos 80, mesmo sendo supeito a falar, mas já com 35 anos posso lhe garantir que Zico é acima de Zidane, que para mim não é melhor sequer que Platini.... com toda certeza ele esta entre os 5 melhores do país e entre os 10 melhores do mundo.... mas essa é só minha opinião.

Mas fico triste por ver a garotada dando mais valor no futebol europeu que o nosso, mesmo nós tendo muita culpa pela perda da magia de nosso futebol.

Sobre voltar no tempo, lhe garanto que se isso até hoje não é possível é por que não vale a pena, oque passou, passou....

BLOG DO CLEBER SOARES
www.clebersoares.blogspot.com

☆ Debby Nunes ☆ disse...

Só você queria dar uma viajada legal no tempo pra poder ver tudo isso?

Nem me fale...

http://meveioakbca.blogspot.com/