"Além dos sinais externos que denunciam - cabelos brancos, cabelo nenhum, rugas, barriga, essas indignidades - as gerações se reconhecem pelos jogadores de futebol que se têm na memória"

Luis Fernando Veríssimo

9 de mai de 2011

Espetáculo no Teatro do Sonhos

40 segundos, tempo necessário para que o Manchester United abrisse o placar diante do Chelsea e desse início a mais uma apresentação de gala diante da sua torcida.
Assim como Barcelona e Real Madrid, os rivais ingleses têm se encontrado com frequência nos últimos tempos, e o final quase sempre é o mesmo; alegria vermelha.

Apesar do placar pouco expressivo [2x1] o Manchester United, assim como nas duas partidas pela Liga do Campeões, sobrou em campo; e a razão para tal diferença é simples: criatividade. [Não vou entrar nos quesitos  "planejamento  " e    "Alex Ferguson  " porque senão caro leitor, não termino de escrever hoje, e porque talvez Sir. Alex Ferguson mereça um texto exclusivo no futuro]

Sir. Alex Ferguson - No comando dos Red Devils desde 1986

O que para muitos é um dos melhores planteis do planeta, ao meu ver é um elenco limitado, muito limitado.
O Chelsea apresenta um futebol absolutamente burocrático, um time cheio de volantes que gira a bola de um lado para o outro e termina as jogadas sempre da mesma maneira, com bolas alçadas na área. Não há um jogador criativo no meio campo, que pense o jogo e de profundidade ao time.

Por outro lado, o Manchester United sim, possue um dos melhores [o melhor para esse escriba] elencos do planeta. Procure em qualquer outra liga do mundo, eu o desafio a encontrar um elenco tão coeso, equilibrado e completo como o dos Diabos Vermelhos.
Que outro time no mundo pode se dar ao luxo de entrar em uma semi-final de Liga dos Campeões com nove reservas e vencer por 4x1 ?

Ryan Giggs - O Mr.United - Sinônimo de categoria, jogando como um garoto aos 38 anos de idade

Mas voltando ao duelo em particular, o Manchester dominou e venceu como quis porque tem um time muito mais criativo no meio campo. O lado esquerdo funciona muito bem com Park[melhor em campo hoje] e Giggs[joga demais], Valência pelo lado direito é ótima opção para um jogo de mais velociade[e ainda tem Nani no banco para um estilo de jogo com mais qualidade de passe], Wayne Rooney, que volta para armar com muita qualidade o time [dispensa apresentações], forma uma senhora dupla de ataque com o mexicano Chicharito Hernandez [no banco ? ninguém menos que Berbatov, sem mencionar Anderson, Fletcher, Scholes, Macheda, Obertan, Smalling, Hargreaves, Fábio, O'Shea entre outros].

As opções que não faltam à Alex Ferguson, são escassas para Carlo Anceloti. Esse é o time que o italiano mandou à campo na partida de hoje:


Três atacantes, mas ninguém que faça a bola chegar à eles com qualidade [e nem pense em recorrer ao banco, não vai encontrar nada além de mais volantes, zagueiros e atacantes decadentes]. Malouda é o jogador um pouco mais criativo, de onde por sinal saem as poucas boas tramas de ataque dos Blues, mas não tem bola para ser o único responsável pela criação.

Porque todos insistem que Frank Lampard é meia armador ? O inglês rende muito mais [chegou a eleição final para melhor jogador do mundo inclusive] jogando de segundo volante.

Não me entendam mal, todos os citados são excelentes jogadores, mas não estão atuando nas funções que deveriam, o que nos leva de volta ao problema de elenco, se fosse realmente completo, estes não precisariam exercer funções onde não rendem o que poderiam.

A vitória de hoje praticamente selou o 19º título nacional do Manchester United, é só questão de tempo, a mesma situação vivida pelo Barcelona em relação ao campeonato espanhol, o que faz com que os dois melhores times do mundo na atualidade voltem suas atenções ao encontro que está marcado para o dia 28 de maio.

Manchester United x Barcelona, a arte contra a eficiência. Mas não se engane, o sólido Manchester United também ataca como poucos e o mágico Barcelona se defende tão bem como faz gols, mas isso é assunto para outro post.

5 comentários:

Luiz Fernando VÉTERE disse...

Excelente postagem! Sem comparar os jogadores, estão fazendo com Lampard o que fazem com Elano aqui no Brasil, elevando-os a meias ao invés bons volantes.

Não vejo a hora de presenciar o duelo de 28 de maio.

Saudações!!!

FuteB.R.O.N.C.A.! disse...

Excelente postagem! Sem comparar os jogadores, estão fazendo com Lampard o que fazem com Elano aqui no Brasil, elevando-os a meias ao invés bons volantes.

Não vejo a hora de presenciar o duelo de 28 de maio.

Saudações!!!

Cleber Soares disse...

Luciano,
não vou comentar futebol internacional, não é minha praia, rsrsrs.
mas tivemos um grande domingo de decições Brasil a fora, indiferente dos resultados, não vejo favoritismo pra ninguém, clássico sempre é uma coisa complicada, mas torço muito para o Santa Cruz,....

BLOG DO CLEBER SOARES
www.clebersoares.blogspot.com

Giovani Mattiollo disse...

É, united campeão, merecido

Abraço

Apostas abertas para o segundo quesito do Bolão das Notas Segunda Edição! Avalie o uniforme dos principais clubes Europeus!
http://gremista-sangueazul.blogspot.com

Gol de Mão disse...

Mais que um duelo entre Barça e Real, vamos ter um duelo entre Messi e Rooney, dois dos melhores camisas 10 do mundo.

Abraços!

Equipe Blog Gol de Mão
www.bloggoldemao.blogspot.com