"Além dos sinais externos que denunciam - cabelos brancos, cabelo nenhum, rugas, barriga, essas indignidades - as gerações se reconhecem pelos jogadores de futebol que se têm na memória"

Luis Fernando Veríssimo

21 de mai de 2011

Pitacos...

...na lista...

Não pretendia, mas atendendo a pedidos vou dar meus pitacos na lista de convocados pelo técnico Mano Menezes e também no Brasileirão que, graças ao bom Deus, vai começar.

Acompanhei a convocação do treinador da seleção brasileira ao vivo e o que mais me chamou atenção - nem sei porque já que é rotina - foi a entrevista coletiva. Mano tem absoluta consciência de seus deveres e da influência que seu cargo pode exercer em determinados assuntos, como quando questionado se Leandro Damião se assemelha a Ronaldo, além de ter sido um gentleman; taí o motivo porque ainda me espanto, qualquer um que acompanhou os últimos quatro anos da seleção pré-Mano se espanta.

Em relação a lista, bom, tenho lá minhas discordâncias, mas é uma lista absolutamente condizente com o trabalho que vem sendo feito até aqui, por essa razão não questiono nenhum nome. Ressalto apenas o goleiro Fábio; até que enfim !

...e na tabela.

Depois de cinco longos meses, teremos futebol de verdade em território nacional. Não se engane, não me esqueci - gosto muito aliás - da Copa do Brasil e da Libertadores, é apenas uma forma de enfatizar o quanto os estaduais me aborrecem.

Qualquer prognóstico sobre o Campeonato Brasileiro, moradia constante do imponderável, agora é puro "achismo". Além do equilibrio natural dos 20 clubes - o que você não encontra em nenhuma outra liga do mundo, talvez na francesa, ainda assim não entre todos os clubes - há muitas variantes. Serão testados aspectos dos clubes que até o momento não fizeram grande diferença, como planejamento [alguém já viu no futebol brasileiro ? Bom, mas enfim...], elenco, regularidade, entre outras milhões de condições exclusivamente nossas, como o adorável calendário, que costumam promover reviravoltas na tabela de classificação.

Considerenado tudo isso, meu "achômetro" aponta para a seguinte direção:

Favoritos ao título: Internacional e Cruzeiro [Curiosamente, o Santos entra nessa categoria se fracassar na Libertadores, caso vença o torneio continental está fora da briga pelo título nacional]

Vagas na Libertadores: Flamengo, Fluminense, São Paulo, Corinthians, Grêmio e Atlético MG [Não canso de quebrar a cara com o Galo, Dorival Jr. é a minha esperança].

Acredito em uma boa campanha de Coritiba, Ceará, Vasco e Avaí, mas não acredito que possam almejar mais do que uma vaga na Copa Sul-americana.

Ao demais só uma coisa a dizer; "hora de ir às compras". Aliás, já passou da hora.

2 comentários:

Giovani Mattiollo disse...

É, começou a hora dos pitacos, principalmente pelo Brasileirão. Na Liberta só nos restou o Santos, e acho que tem boas chances. Vamos esperar umas 6 ou 7 rodadas do BR para ver o que acontece

Abraço

http://gremista-sangueazul.blogspot.com

FuteB.R.O.N.C.A.! disse...

Gostei do sábado, mas o domingo decepcionou. No total 24 gols em 10 jogos...confesso que esperava mais. Tomara que melhore para a segunda rodada.

Se estiver participando do Cartola FC, entre na Liga FuteB.R.O.N.C.A.!

Saudações!!!