"Além dos sinais externos que denunciam - cabelos brancos, cabelo nenhum, rugas, barriga, essas indignidades - as gerações se reconhecem pelos jogadores de futebol que se têm na memória"

Luis Fernando Veríssimo

21 de jun de 2011

Causa e efeito e vice versa

"Não há nenhuma coisa existente da qual não se possa perguntar qual é a causa"

René Descartes - Filósofo francês

O motivo pelo qual mais me encanta escrever sobre futebol - além da minha paixão pelo esporte - é o fato dele "casar" muito bem com qualquer tipo de metáfora; futebol e filosofia é apenas mais uma entre tantas - quem acompanha este escriba sabe, uso muito; meu tipo preferido de texto.

Embora não concorde - por princípios religiosos - completamente com filósofos e cientistas, algumas afirmações, como a citada acima, parecem ter sido feitas para o futebol.

Apenas para citar a última rodada do Brasileirão 2011:

Efeito - 5 jogos, 5 vitórias e liderança isolada. Causa - por opção, ou falta dela, o São Paulo tem priorizado seu trabalho de base, promovendo atletas criados "em casa"; o time que iniciou a partida diante do Ceará contava com nada menos que 8 jogadores que passaram pela base do tricolor paulista. Se lembrou de alguém do velho continente ?

Efeito - goleada, sofrida. 5x0. Causa - venda do craque. Não que seja única e exclusivamente por isso, mas é inegável que Renan "cansou" de salvar o Avaí de derrotas acachapantes. Duas semanas depois da venda do goleiro ao Corinthians...


Efeito - vaias. Sem perdão para ninguém. Causa - jogo [clássico Fla x Bota] horroroso. Causa e efeito mais antigo do futebol.

Efeito - pênaltis e mais pênaltis perdidos. Causa - sei lá. Jogadores, de linha, que pensam que são goleiros e cobram tiros de meta ao invés de pênaltis talvez; goleiros inspirados, falta de treino, bola muito leve ? vai saber; essa eu deixo para os filósofos responderem.


Efeito - flerte com o rebaixamento. Causa - uma diretoria que só pensa em adaptar seu patrimônio para "aparecer". O Atlético PR caminha a passos largos para colocar a Arena da Baixada na Copa de 2014 e o time na série B do Campeonato Brasileiro.

Efeito - um dos melhores times do país em 18° lugar na tebela[confira aqui do lado]. Causa - usando uma expressão popular "vai sabê"; Freud explica[?]

Efeito - 2 jogos, 2 derrotas. Causa - de novo, vai sabê. O que eu sei é que esse não era o efeito esperado por todos nas Laranjeiras depois de três meses de espera.

Viu só, filosofia é a opção perfeita para tornar inteligível o futebol. As vezes explica, as vezes não explica e outras tantas vezes explica complicando.

5 comentários:

Rafaela Andrade disse...

Hoje a festa é sua! 2 anos de Blog: Chegou o grande dia! Sugestão de 12 posts que valem a pena ler de novo!
Aguardamos sua visita!
http://apenasumpontoesportivo.blogspot.com

Gol de Mão disse...

As rodadas passam, mas o São Paulo não perde uma hein.

Abraços!

Equipe Blog Gol de Mão
www.bloggoldemao.blogspot.com

Saulo disse...

É, o São Paulo tem um belo time e vai brigar pelo título, mas cravar um time campeão é muito cedo.

E esse Avaí e Atl/PR são bem fracos e devem lutar pra não cair.

Rodrigo Dutra disse...

Vamos fazer uma parceria?
Meu blog é o Mania de Gremista, ou só Mania, acesse lá: maniadegremista.blogspot, ai você vê lá em Parcerias o que precisa fazer e me avisa que farei logo o mesmo por você.
Peço a gentileza de me avisar pois estou com muitas parcerias pendentes, e não tenho o controle. Espero que faça a gentileza e que a gente se torne parceiros.
Entre, siga, comente, desvende o Mania!

Cleber Soares disse...

Luciano,
belo texto.....
juro que não entendo o Palmeiras, aquilo é uma bagunça generalizada, a começar por seu técnico...
Mengo x Fogo foi horrível, ou foi pior????
O tricolor surpreende, mas e agora com tantos desfalques?????
Por fim, colorado e raposa, sera que já avisaram eles que o campeonato já começou???

BLOG DO CLEBER SOARES
www.clebersoares.blogspot.com