"Além dos sinais externos que denunciam - cabelos brancos, cabelo nenhum, rugas, barriga, essas indignidades - as gerações se reconhecem pelos jogadores de futebol que se têm na memória"

Luis Fernando Veríssimo

28 de jul de 2011

Jogos que contarei aos meus filhos#3 Santos 4x5 Flamengo 27/07/2011

Um craque contestado, "mordido", louco para - mesmo que o próprio jamais admita tal sentimento - dar um cala boca nas críticas recentes.

Um gênio - comprovado - que segundo a moda do futebol moderno - que este escriba, com perdão da expressão chula, acha uma "tosquidão" sem tamanaho - está recuperando a alegria de jogar.


Como "coadjuvantes" simplesmente o time campeão continental e o time que menos vezes perdeu no temporada 2011 do futebol brasileiro.

Resultado: um espetáculo digno de oscar.

Neymar x Ronaldinho Gaúcho, os dois últimos nomes que surgiram no país nos últimos anos que traduzem da forma mais pura a essência do futebol brasileiro, se encontraram, fizeram arte, e proporcionaram uma noite mágica aos amantes do futebol.

Curiosamente esse é o tipo de post em que não gosto de me alongar, pelo simples fato de que é impossível passar ao leitor que perdeu a partida o que verdadeiramente aconteceu em campo apenas com palavras, e evidentemente, quem viu não precisa de explicação.

Jogo épico. Clichê, mas que exprimi bem a partida de ontem na Vila Belmiro, que certamente entrou para a história do Campeonato Brasileiro.

Para minha alegria - e claro dos meus filhos - eu vi, está na lembranças deste boleiro que aqui escreve, o dia em que o futebol arte resolveu desfilar no tapete verde; o dia em que resolvemos usar nossa genialidade para brincar de fazer gol e que, que me perdoem goleiros e defensores, esquecemos da parte chata do futebol: defender; o dia em que - surpreendam-se - treinadores escalaram o que de melhor tinham ofensivamente e simplesmente deixaram fluir; a noite em que o futebol nos brindou, talvez em gratidão por dias atrás ter sido salvo, ainda que não por nossas mãos, e nos lembrou o verdadeiro motivo de nosso amor, o único, nessa terra, que nunca deixará de ser correspondido.


4 comentários:

Rodrigo Moraes disse...

Luciano, eu olhei com desdém o jogo, pois uma hora antes o Jornal Nacional deu ênfase a "perda de penalties do time de Milan" contra o meu Internacional, porém o fato é que o Renan, nosso goleiro, defendeu TRÊS penalties (fora a pressão psicológica que fez para o erro do terceiro penaly). Fiquei indignado, pois se fosse uma dessas duas equipes, o anunciado seria outro.

Mas assistindo, foi um totó de bola das duas equipes. Passes e gols!

Serrá que teremos um jogo desses ainda no primeiro turno Acho complicado...

Abraço!

Cleber Soares disse...

Luciano,

Épico, sensacional, espetácular.....

De o adjetivo que quiser, e mesmo assim não vai conseguir definir por completo oque foi esse Santos 4 x 5 Flamengo.

Dois meio campo forte, habilidoso. Dois ataques muito bons(mesmo com a irregularidade de Deivid), uma zaga irregular e outra horrorosa, dois micos incríveis, Helano errando mais um penalt e Deivid perdendo um gol debaixo da trave, dois gênios: Neymar, chato, arrogante, atrevido, boca dura, as vezes maldoso e insuportavelmente inmarcável. Ronaldinho Gáucho, clássico, habilidoso, experiente, decisivo e insuportavelmente malandro. Com tudo isso, como não ter um jogo inolvidável.

O melhor jogo do ano até agora, uma virada histórica, épica. Hoje deu gosto de ser brasileiro, e no meu caso, orgulho de ser rubro negro. Mas todos que gostam de futebol com certeza voltou a ter um pouquinho mais de fé no nosso futebol.

BLOG DO CLEBER SOARES
www.clebersoares.blogspot.com

Ricardo K disse...

Belo post, realmente o jogo foi excelente.

Tirando a atitude RIDÍCULA do Elano, que não joga tanta bola como ele pensa.

Sem esquecer também do jogo do São Paulo x Coritiba que foi muito bom. O Lucas ta comendo a bola e com certeza merece uma vaga na equipe titular do Mano, mas isso já é outro assunto.

Abraço!

FuteB.R.O.N.C.A.! disse...

Me deu vontade até de fazer um filho pra poder contar logo! Quem tem que conte com toda emoção e detalhes!!

Saudações!!!