"Além dos sinais externos que denunciam - cabelos brancos, cabelo nenhum, rugas, barriga, essas indignidades - as gerações se reconhecem pelos jogadores de futebol que se têm na memória"

Luis Fernando Veríssimo

9 de jul de 2011

O gênio da vez

Um time que não cria, que aluga o meio de campo, fazendo um gênio ser condenado - por ignorantes - à vala comum dos meros coadjuvantes pela incompetência de terceiros(técnico) e pela necessidade de outros tantos venderem jornal.

Sergio Batista
 
A parte da culpa que cabe à Sergio Batista - além da péssima convocação e escalação, vulgo tudo - é simplesmente o fato de pensar que faria da Argentina um Barcelona em poucas semanas, com o agravante de utilizar jogadores fora de suas posições(sinto que perdi o capítulo da história recente do futebol em que Cambiasso virou meia de criação).

Equanto isso em Sete Lagoas...



A parte que cabe a imprensa fica por conta de manchetes do tipo "Messi não rende na seleção o que rende no clube" blábláblá...
Entendo que de Messi muito se espera, logo muito se cobra - algo natural construído por ele mesmo - mas quem foi que rendeu nesse time medíocre formado por Sergio Batista ? Onde esteve o grande Tevez que tantos reverenciam ?

Fato, é que os zagueiros da Barcelona têm mais qualidade de passe do que o meio campo argentino.

Quem foi que disse que a Argentina tem um "timaço" ? Tem no máximo um bom ataque, o que significa que os bons jogadores estão à frente de Messi em campo, logo, para a bola chegar ao camisa 10 com o mínimo de qualidade é - como diria minha vó - "um parto".

O gênio da vez
 
Mas então o Barcelona faz do Messi o que ele é ? Talvez, e ainda que seja, futebol é um esporte coletivo; Ou por acaso Pelé estava sozinho em 58 e 70 ? Zico estava sozinho no Flamengo dos anos 80 ? Pense nos grandes esquadrões dos quais você é capaz de se lembrar e me responda, alguém o carregou nas costas ? Claro que não, ou não teriam esse nome. Houveram grandes líderes, estrelas - gênios - principais que gozavam de grande companhia, Messi é - sem sombra de dúvida - o gênio da vez pontofinal

Um comentário:

William disse...

Messi é craque. Disparado o melhor jogador do mundo sem dúvida alguma. Acontece que ele parece estar deslocado na Seleção. Não foi criado na ARgentina, e parece um peixe fora d-água, inclusive quando tocou o hino argentino, foi o único jogador a estar de cabeça baixa e não cantou. É muito estranho para ele, que sempre morou na Espanha, mas futebol ele tem e é só dar tempo para ele se adaptar.
Abraço e bom final de semana.