"Além dos sinais externos que denunciam - cabelos brancos, cabelo nenhum, rugas, barriga, essas indignidades - as gerações se reconhecem pelos jogadores de futebol que se têm na memória"

Luis Fernando Veríssimo

18 de jul de 2011

O verdadeiro "x" da questão

O Brasil está eliminado da Copa América. Fato, irrevogável.

Por que está eliminado ?

Porque a equipe brasileira fez a bola transpassar o gol adversário menos vezes - ou nenhuma nesse caso - do que o próprio adversárioponto final

[A questão a ser discutida não são as substiruições tampouco os tiros de meta cobrados pelos jogadores na disputa de pênaltis]


O futebol tem dezenas de chavões para situações como essa: "Quem não faz toma" , "A bola pune" , "Nem sempre o melhor vence"... escolha o que melhor lhe convir para elaborar suas explicações. A partida de hoje é apenas mais um prova da velha máxima: Futebol é o único esporte coletivo onde o time que joga melhor pode sair de campo derrotado. Futebol é gol, simples assim.

A cultura do futebol - brasileiro - nos obrigará a começar o velho ritual de caça às bruxas. Culpados aparecerão por todos os lados na mesma proporção dos "se's", e a mesma Copa América que muitos apoucariam em caso de título, se transformará em motivo de crise e constestações. Filme diferente, mesmo final.

A opinião pública, na ausência do título e na ânsia por resultados, vai se esquecer do que realmente importa: a evolução, ou não, de um trabalho. Exatamente o ponto que devemos observar, e nos preocupar.

Antes de mais nada quero deixar claro que a competência do treinador da seleção brasileira não está em discussão - ao menos não para esse escriba - tampouco o talento de craques que chegaram a Argentina endeusados e que voltam contestados.


O que preocupa no time de Mano Menezes, e que aí sim devemos debater, discutir e ponderar, é exatamente a inaptidão de olharmos a seleção, depois de um ano de trabalho, em campo e darmos à ela o adjetivo "time".
Pode ser difícil para a arrogância brasileira admitir, mas nós não temos sequer um time, que dirá a melhor seleção do mundo. Temos um projeto de time, com uma capacidade e um potencial individual absolutamente fantástico, mas que simplesmente não evolui como equipe, não da a famosa liga.


Não me pergunte a razão, talvez nem mesmo o técnico saiba, futebol não é - graças a Deus - uma ciência exata, não há uma fórmula de sucesso; nele você simplesmente mistura todos os ingredientes pedidos na receita - jogadores selecionados a dedo - adiciona seu tempero pessoal - filosofia de trabalho - e simplesmente torce para dar certo e se prepara para o fracasso. Infelizmente, a seleção de Mano Menezes caminha a passos largos para a segunda opção.


8 comentários:

MaKaCoW disse...

Eu ainda tenho fé nesse time
Acho que só não engrenou ainda
Saudade Lu

MaKaCoW disse...

Um pouco de oleo nas engrenagens e quero ver quem segura a máquina de gols

Cleber Soares disse...

Luciano,
ontem faltou sorte, ou competência, seja lá qual for o ponto a ser discutido realmente não é esse.
O trabalho de Mano pra mim é ruim, até acho ele um cara inteligente, mas seu trabalho na seleção é fraco, é preciso repensar e com urgência essa seleção, e os jogadores precisam entender que fama, pretigio e tradição a muito já não ganha jogo.

BLOG DO CLEBER SOARES
www.clebersoasres.blogspot.com

William disse...

Fala Luciano,
Cara, sinceramente torço para que essa Seleção do Ricardo Teixeira, apanhe sempre! Torço para que a Copa do Mundo seja cancelada, ou se houver, que o Brasil dê vexame.
Com jogadores somente preocupados em marketing, penteados e baladas, e com a política nojenta da CBF e seus comparsas, quero que essa seleção se exploda.
Grande abraço e ótima semana.

FuteB.R.O.N.C.A.! disse...

Foi lamentável, sob tds os aspectos. Mas pior é exatamente essa procura por bodes expiatórios. Escrevi exatamente como vc la no blog. A visão deve ser ampla e para o futuro e não turva como a mídia planta.

Saudações!!!

Gol de Mão disse...

Eu preferia Muricy treinando essa equipe, mas não acho que Mano é o culpado. Ele fez o que já pediam a tempo, criando um time com juventude e audácia, tudo que não tinhamos ano passado. Faltou sorte mesmo, mas o trabalho tem que ser melhor analisado nas eliminatórias agora.

Equipe Blog Gol de Mão
www.bloggoldemao.blogspot.com

Claudio Henrique disse...

E aí luciano, blz cara?

Em primeiro lugar, quero pedir desculpas pela inatividade, o trabalho e o cansaço excessivo me desanimara um pouco, mas nada que possa me fazer parar. Voltarei a comentar aqui.

Quanto a postagem, a SOBERBA foi a causa da nossa eliminação. Já faz um tempo que o futebol do Brasil não é mais o melhor do mundo. Acabou e temos que aceitar isso, infelizmente não botamos mais medo nas seleções adversárias.

Abraços!

http://wwwfanaticosporfutebol.blogspot.com/

Giovani Mattiollo disse...

Fala Luciano...

Realmente foi patética as cobranças de pênalti da seleção... Parece que esta equipe quer inventar demais, tenta enfeitar, mas não consegue... Fazer o simples seria ideal.

3º QUESITO DO BOLÃO DAS NOTAS DISPONÍVEL! AVALIE!

Abraço

|||SANGUE AZUL - IMORTAL TRICOLOR |||
------------------------------------
---> Bolão das Notas 2ª Edição: Avalie os times no 4º quesito
---> Tricolor estreou com vitória na Taça BH
---> IFFHS: Os campeonatos mais equilibrados do mundo