"Além dos sinais externos que denunciam - cabelos brancos, cabelo nenhum, rugas, barriga, essas indignidades - as gerações se reconhecem pelos jogadores de futebol que se têm na memória"

Luis Fernando Veríssimo

11 de nov de 2011

O poder da comunicação

Tenho um professor que costuma dizer que os estudantes de todos os outros cursos sentem inveja de nós - estudantes de comunicação - pois nada acontece sem que "nós" - leia-se comunicação - estejamos presentes.

Como qualquer outro segmento da vida, a comunicação passou por intensas transformações e evoluções, a diferença é que sua origem é tão antiga quanto a do homem.


Desmembrando a comunicação em suas diversas formas e áreas correlatas, que nada mais são do que formas de comunicação derivadas que convergem em uma mesma origem, encontraremos exemplos de quão antiga é essa "habilidade" humana. A comunicação visual, por exemplo, encontra seus primeiros relatos na era primitiva, com representações em cavernas e montanhas. Certa feita, diante destas gravuras, um gênio da pintura do século XIX exprimiu em poucas palavras o sentimento do homem diante de formas tão singulares: 
"Não aprendemos nada com eles" - Pablo Picasso

Avançando um pouco mais na linha do tempo encontraremos a tal da publiciadade, que pode ser encontrada nos tempos dos grandes impérios - gregos, romanos, egípcios - com monumentos grandiosos sendo construídos para remeter às conquistas e feitos de grandes imperadores e reinos - qualquer semelhança com o horário eleitoral gratuito não é mera coincidência.

Fato é que 2010 anos d.C vivemos, mais do que nunca, imersos em todas as formas de comunicação possíveis e de certa forma, nossas vidas são regidas por elas e por vezes decisões que tomamos nada mais são do que um reflexo de sua manipulação influência em nossas vidas e claro, como não poderia deixar de ser, cada decisão que tomamos acarretará consequências, sejam elas boas ou ruins.

Vivemos uma semana história, que acredito, será um divisor de águas no futebol brasileiro. O dia do fico, protagonizado pelo imperador do Brasil 500 anos atrás se repetiu, com uma figura que pode vir a ser tão representativa quanto D. Pedro de Alcântara.


Há duas formas de encararmos a permanência de Neymar no futebol brasileiro - já é até um clichê mas não há outra expressão a ser usada - a romântica e a não romântica. E claro, ambas podem ser analisadas pelo olhos da comunicação.

A romântica é simples: o fico de Neymar representa a valorização e o reposicionamento do futebol brasileiro em seu patamar merecido. Uma mensagem clara aos clubes europeus mas fundamentalmente aos próprios clubes brasileiros que é possível realizar uma disputa de mercado de iguais. Uma mensagem aos jogadores que não é preciso sair do Brasil para se conquistar o status que se sonha.

A não romãntica é óbvia e não adianta se enganar, sempre estará presente: dinheiro. É preciso que se mantenha em mente que futebol é profissão, logo, o meio de subsistência de quem nele ganha a vida.Tomar qualquer decisão em relação ao futuro sempre levará em conta a questão financeira, como qualquer profissional de qualquer área. E nesse aspecto, a comunicação faz-se presente de maneira significativa.


Neymar é hoje o objeto de desejo de qualquer empresa e agência publicitária. Principal garoto propaganda do "país do futebol", que está prestes a receber o maior evento esportivo do mundo e com ele o investimento de todas as grandes marcas do planeta que desejam ter suas imagens agregadas a tal evento. A pequena fatia desse bolo que certamente irá para o bolso do craque santista é imensamente mais vantajosa do que um contrato no futebol do exterior com a Europa prestes a quebrar.

Em suma, a permanência de Neymar significa o crescimento de uma nação, a evolução administrativa de clubes que primam pelo amadorismo e acima de tudo a certeza de que não é preciso atravessar as fronteiras para se ter o reconhecimento devido.


Neymar veio ao mundo para fazer história e mudar os rumos do futebol brasileiro, e tudo isso com uma lição a cada entrevista: a de que é fundamental e imprescindível amar e ser feliz com o que faz. Portanto se você tem alguma dúvida em relação ao seu futuro, lembre-se da mensagem do garoto que certamente terá um brilhante pela frente.

Nenhum comentário: