"Além dos sinais externos que denunciam - cabelos brancos, cabelo nenhum, rugas, barriga, essas indignidades - as gerações se reconhecem pelos jogadores de futebol que se têm na memória"

Luis Fernando Veríssimo

4 de jan de 2012

2012 começa hoje

Férias. Fundamental. Primordial. Essencial. Se desligar até mesmo dos maiores prazeres as vezes é importante. Limpar a mente, se reciclar, tempo para rever seus conceitos, e quando trata-se de um assunto tão dinâmico quanto futebol, esse tempo pode agregar novas visões e perspectivas animadoras.

Como nosso magnífico calendário continua o mesmo, o ano começa exatamente da mesma forma: especulações, novelas, disputas por reforços, clube comprando de baciada, outros buscando contratações cirúrgicas e todos passando - tentando - a impressão do tal planejamento - que certamente irá por água abaixo na primeira sequência de derrotas.

Contudo, nem tudo são bastidores nesse início de ano. Começa hoje o maior e mais importante - sim o mais importante embora tratado com absoluto descaso - campeonato de futebol do Brasil: A Copa São Paulo de Futebol Júnior. O futuro. O único campeonato onde ganhar o título não é uma prioridade.

Revelar talentos e jovens valores, implantar filosofias nas categorias de base que agreguem qualidade e transformem a forma de se praticar futebol em uma instituição, trabalhar a parte mais importante do clube: a infraestrutura.

Início de novo ano, época de rever os planos e definir prioridades. Que o futebol brasileiro passe a tratar a Copa São Paulo com a importância que lhe é devida, caso contrário, ela continuará a ser exatamente o que é: um banquete para empresários ávidos por dinheiro.

5 comentários:

Cleber Soares disse...

Luciano,
ainda caminhamos a passos lentos em certos setores do futebol, mas vejo esse ano uma pontinha de amadurecimento em relação a contratações e planejamento, quem sabe não é o começo de uma nova éra?

Sobre a Copa São Paulo, concordo com você em número, gênero e grau... mas confesso que fico na duvida se um campeonato importante como esse deveria ter tantos times como tem. Com tantos times assim, as vezes bons times passam despercebidos.

Aproveito para lhe desejar um grande 2012 de muita paz, saúde e sucesso.

BLOG DO CLEBER SOARES
www.clebersoares.blogspot.com

Giovani Mattiollo disse...

Começo de temporada sempre é assim, maravilhoso calendário do Brasil!

SANGUE AZUL - O site do Gremista!

FuteB.R.O.N.C.A.! disse...

Infelizmente a temeridade tornou-se constatação: foi-se o tempo em que se cuidava do conteúdo. Hj, a Copinha vale pela forma, ou seja, o que interessa é ganhar.

Quem tb ganha são os empresários da bola. Quem perde nem precisamos dizer.

Feliz 2012, Mayeda!! Tamo Junto!

Saudações!!!

Nostalgia do Futebol disse...

Aceita uma troca de links ? Desde já agradeço.

http://nostalgiafut.blogspot.com

Lucho Cláudio disse...

Rapaz, seu blog mudou e eu gostei... e se faz tempo me perdoa, pq eu ando meio afastado! kkk

Abrasss