"Além dos sinais externos que denunciam - cabelos brancos, cabelo nenhum, rugas, barriga, essas indignidades - as gerações se reconhecem pelos jogadores de futebol que se têm na memória"

Luis Fernando Veríssimo

13 de jan de 2012

Mais próximos da extinção

Época chata para se falar de futebol em solo brasileiro. Salve a "copinha" - que aliás está bem esquisita diga-se. Time que ganha de 10x0 eliminado na primeira fase de mãos dadas com o atual campeão, mas enfim...nome disso é futebol - tudo que se vê nos noticiários são números e entraves contratuais que impedem esse ou aquele jogador de se transferir para esse ou aquele clube. Uma chatice burocrática, necessária, mas cansativa.

Entretando, em meio a correria dos bastidores, um fato importante e muito relevante ao futebol brasileiro foi anunciado: a aposentadoria "precoce" de um ícone do futebol nacional, Marcos.

Coletiva de despedida

É comum ouvirmos no dia a dia do futebol o nome de Marcos ser citado como sinônimo de "amor a camisa". Considerado como um dos últimos torcedores-jogadores do futebol mundial, a aposentadoria do "São Marcos" significa um passo adiante em direção a extinção de um sentimento cada vez mais raro no esporte: comprometimento real com a instituição que se defende. Não apenas profissionalmente, mas de alma e coração.

Marcos é um dos maiores ídolos da história do clube que ironicamente construiu sua carreira em tempos de "vacas magras" e crises sem fim, criadas quase que em sua totalidade "de dentro para fora", e sofreu mais do que ninguém por conta disso.

Marcos não foi goleiro do Palmeiras, foi um torcedor que possuiu uma posição privilegiada: a de poder entrar em campo e ajudar seu clube de coração. E por conta desse privilégio, foi personagem principal de uma cena antológica...


Amou e viveu tudo que envolve esse sentimento. Sorriu, sofreu e por vezes enfiou os pés pelas mãos guiado por uma emoção irracional. Amou.

Marcos é exemplo. É homem. É caráter. É comprometimento. Felizes os palmeirenses que puderam por anos a fio vestir suas camisas para torcer por alguém que compartilha exatamente o mesmo sentimento que eles.

Um comentário:

MaKaCoW disse...

Muito bom o novo layout e o novo logo do blog
Parabens lu
Voce merece