"Além dos sinais externos que denunciam - cabelos brancos, cabelo nenhum, rugas, barriga, essas indignidades - as gerações se reconhecem pelos jogadores de futebol que se têm na memória"

Luis Fernando Veríssimo

19 de abr de 2012

O vilão da história

O Milan ja havia chego perto - não fosse a lambança do soprador de apito e esse post poderia ter sido escrito a algumas semanas atrás. Hoje o Chelsea, com um sistema de marcação absolutamente perfeito - 4-5-1 jogando em uma faixa de não mais do que 30 metros de campo em bloco - parou o um dos maiores times da história, comandado pelo melhor jogador do mundo.

Drogba marca o gol da vitória do Blues

A receita tem sido dada há algum tempo - diminuir o espaço de raciocínio de quem é capaz de desequilibrar em segundos -  a questão era alguém conseguir executá-la com eficiência.

É inevitável, tendência do ser humano: Na derrota começarão a surgir os "defeitos" em quem antes era "perfeito" ou ao menos flertava com a perfeição de maneira muito próxima. Dirão que faltou velocidade ao toque de bola catalão, que faltou verticalizar o jogo em determinados momentos, que sobrou preciosismo, e blá blá blá. A velha mania de não reconhecer os méritos alheios.

O Chelsea venceu ponto Venceu e nos trouxe de volta a realidade, tirou os amantes de futebol da "ilha da fantasia" catalã e provou que é possível. Venceu para o regozijo dos amantes dos esquemas táticos. A verdade é que Di Matteo armou um paredão em que Pep Guardiola foi incapaz de penetrar, e como um predador que espera por horas o momento certo de dar o bote, derrubou o "inderrubável" time espanhol.


É bem verdade que foram apenas os primeiros 90 minutos. Agora o Camp Nou e sua fanática torcida esperam o time inglês para o encontro decisivo, mas o fato é que o time inglês está bem perto de vencer a concorrência pelo papel de "vilão do futebol", o time responsável por quebrar o encanto e nos deixar órfãos de um time histórico. Com o Barcelona é assim, até na derrota, não deixa de ser o "mocinho" da história.

Um comentário:

MaKaCoW disse...

como voce disse
depois que perde uma...