"Além dos sinais externos que denunciam - cabelos brancos, cabelo nenhum, rugas, barriga, essas indignidades - as gerações se reconhecem pelos jogadores de futebol que se têm na memória"

Luis Fernando Veríssimo

7 de jun de 2012

Descrença que engrandece

No meio esportivo temos o costume de desvalorizar a experiência. Atletas com idade avançada são sempre vistos com desconfiança - o que sinceramente acho irônico e sem sentido, porque os mesmo atletas desvalorizados por sua idade são endeusados no exato instante em que anunciam sua aposentadoria.

E isso é algo que pode ser notado em qualquer modalidade esportiva, o que muda é apenas a idade em questão. No futebol, passou dos 30, os clubes já pensam duas vezes antes de contratar o jogador, acima dos 35, é considerada contratação de altíssimo risco. O mesmo acontece na liga de basquete mais importante do mundo, a NBA. Grandes jogadores são obrigados a conviver com a desconfiança e os comentários pessimistas dos críticos. Obrigados a enfrentar grandes adversário dentro e fora das quadras.

Com ótima atuação de Kevin Garnett, Boston Celtics vira a série da semi-final da Conferência Leste da NBA contra o Miami Heat para 3x2

Na madrugada desta quarta-feira tivemos mais uma prova entre tantas já vistas de que a experiência pode fazer a diferença a favor de quem ao lado dela está em uma partida decisiva. Kevin Garnett, pivô do Boston Celtics, comandou a equipe em uma vitória surpreendente sobre o poderoso Miami Heat, do "Trio de Ouro" LeBron James - MVP da temporada - Dwayne Wade e Cris Bosh em plena American Airlines Arena.

Com a vitória de hoje, o Celtics virou a série melhor de sete para 3x2 e está a uma vitória da final da NBA, prestes a desbancar o milinário e favorito time da Flórida.

Kevin Garnett segue desequilibrando em um esporte altamente competitivo do alto dos seus 36 anos, calando críticos e desconfianças e provando que os conceitos de experiência e favoritismo no esporte precisam ser revistos, quiçá banidos. Que o digam merengues, catalães, bávaros, blues...

Os principais lances da partida:

3 comentários:

David J. Pereira disse...

Olá!

Podemos fazer uma troca de links entre blogues por favor?

O meu é: http://davidjosepereira.blogspot.pt/

Muito Obrigado!

Depois passem pelo meu a confirmar a troca, para eu também adicionar o vosso blogue aos meus links.

Rafaela Andrade disse...

Oi, Luciano td bem?

Hoje estou aqui para convidá-lo para a festa de 3 anos do blog, muitos convidados especiais escrevendo por lá e muitos prêmios na promoção de aniversário, você pode concorrer um audiolivro no valor de R$25,00 via Twitter ou uma mala de viagem da 3BRIO e 2 biografias do tenista Rafael Nadal ( livro Rafa, Editora Sextante)via Facebook/ Blog - te espero por lá. Não fique de fora da nossa festa!

Contamos com você!
Um abraço
Rafaela.
( http://apenasumpontoesportivo.blogspot.com.br/)

Tramarin disse...

Criticar jogadores experientes é uma grande hipocrisia. Vejo que a experiência, equilibrada com a juventude, pode ser fundamental para um time. Quando há desequilíbrio -já cansamos de ver situações como essas-, os times vão mau.

Confira a análise dos jogos da 1ª rodada da Euro 2012 e comente.
http://migre.me/9rDhr

Ganso pode voltar no segundo jogo contra o Corinthians
http://migre.me/9rDpf

Brasil vence a Polônia pela Liga Mundial de Vôlei
http://migre.me/9rDsr