"Além dos sinais externos que denunciam - cabelos brancos, cabelo nenhum, rugas, barriga, essas indignidades - as gerações se reconhecem pelos jogadores de futebol que se têm na memória"

Luis Fernando Veríssimo

20 de nov de 2012

Não aprendeu a lição, vai pra recuperação

É claro que a consequência natural de um rebaixamento é a famosa caça às bruxas, afinal, alguém tem que pagar a conta pela incompetência de muitos. A única diferença é a repercussão que se dá ao assunto, proporcional a grandeza do clube.

Apontar o erro alheio é instintivo no ser humano quando as coisas começam a degringolar, mas no caso do Palmeiras, até para apontar os erros está complicado. A construção da nova arena é uma cortina de fumaça, uma falsa modernidade de gestão que nem de longe existe dentro das quatro paredes do clube.

Tragédia há muito anunciada. O Palmeiras é um time amador jogando em meio a profissionais. O que dizer de um clube que não comparece a reunião de definição do calendário da Federação Paulista de Futebol e alega que o presidente não sabia? - Bagunça administrativa. Incompetência na seleção de reforços e elaboração de contratos - uma folha salarial de milhões com jogadores que não seriam titulares nem nos clubes da Série B, que dirá em um clube do tamanho do Palmeiras.

A novela mexicana da contratação de Wesley é emblemática. E a pergunta é: Quem, com o mínimo de noção de futebol, acreditou realmente que Wesley era a solução para o meio campo palmeirense? Betinho, Tiago Real, Daniel Lovinho, Corrêa, Mazinho, Daniel Carvalho... erros com nomes próprios, mas que resumem-se a um só: Felipão - pode por na conta dele, aliás, muito mais na dele do que na de Gilson Kleina, o maior erro do atual treinador palmeirense, foi aceitar ser o atual treinador palmeirense.

Não há muito mais o que falar. E o futebol ainda tem um quê de crueldade. Há 10 anos atrás o maior ídolo da história do clube ironizou: "Só caimos de novo quando nosso rival vencer a Libertadores", pagou a língua. O Palmeiras está de volta ao fundo do poço, porque aparentemente uma vez foi pouco para aprender a lição. Teoricamente a única alternativa é subir, mas o Palmeiras anda demonstrando uma capacidade incrível de superar a própria incompetência. - tanto é que, como muitos clubes grandes, foi rebaixado antes, mas é o único deles que levantou pior do que caiu - O clube com a SEXTA MAIOR ARRECADAÇÃO DO PAÍS - EM OUTRAS PALAVRAS, O SEXTO MAIS RICO - DEU AULA DE INCOMPETÊNCIA EM TODOS OS ASPECTOS. Mas é bom se lembrar que o poço do futebol tem subsolo, C e D.

Nenhum comentário: